A Google encontra-se a enfrentar uma forte pressão para separar alguns dos seus negócios chave, como parte de medidas para evitar práticas anti competitivas no mercado. Depois dos EUA terem lançado a ideia para separar o Chrome da Google, agora as autoridades do Canadá também pretendem realizar medidas sobre as plataformas de publicidade da empresa.
De acordo com as autoridades do Canadá, a Google terá usado a sua posição no mercado para fortalecer a sua presença no campo da publicidade online, em deterioramento dos rivais. Este terá sido o resultado de uma longa investigação feita à empresa, e onde se terá confirmado evidências das práticas da mesma.
A Google é acusada de dar prioridade às suas próprias plataformas no inventário de publicidade que possui. A investigação indicou ainda que a Google terá saído prejudicada em algumas ações, financeiramente, apenas para a empresa prejudicar também as rivais – oferecendo vantagens competitivas que não poderiam ser igualadas por outras plataformas de publicidade online.
Face ao resultado da investigação, as autoridades pretendem que a Google separe duas das suas ferramentas de publicidade, além de ter de pagar uma multa pelas práticas realizadas no mercado.
Embora a Google não tenha diretamente respondido às acusações, a empresa terá confirmado à Reuters que a investigação ignora alguns aspetos importantes do campo da publicidade online, nomeadamente na grande competição que existe no mercado e nas várias escolhas que os clientes finais possuem.
A Google afirma ainda que as suas tecnologias ajudam os clientes e empresas a terem acesso a formas de tecnologia personalizada para realizarem as suas campanhas de publicidade na internet.
Este caso surge também numa altura em que a Google encontra-se a enfrentar uma forte pressão das autoridades norte-americanas, que pretendem que a empresa separe o Chrome do seu portefólio.
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