A Google encontra-se a enfrentar outra batalha junto das autoridades, por prejudicar os rivais do mercado. Neste caso, a empresa encontra-se agora a ser acusada das práticas anti competitivas na Turquia.
As autoridades multaram a Google em 75 milhões de dólares na Turquia por violar a lei da competição, e abusar da sua posição dominante no mercado a nível da publicidade digital. De acordo com a investigação das autoridades, a Google terá prejudicar os seus rivais, tornando mais complicado o acesso a certas tecnologias fundamentais para plataformas de publicidade digital.
A Google foi ainda obrigada a alterar as suas posições sobre software SPP, de forma a tornar o acesso justo para outras entidades. A empresa terá seis meses para aplicar as mudanças, ou pode enfrentar ainda mais sanções das autoridades turcas.
Em comunicado, um porta-voz da Google afirmou ao portal IndiaTimes que a investigação das autoridades da Turquia não teve em conta a competição intensa que existe sobre este mercado.
Ao mesmo tempo, esta medida surge apenas alguns dias depois da Google ter começado a ser investigada pelas autoridades da Índia, derivado das suas regras relativamente a gaming. O Canadá também se encontra a investigar as práticas da empresa, e como a Google terá abusado da sua posição para favorecer as suas plataformas e serviços em deterioramento de outras.
Enquanto isso, a Google sente também a pressão nos EUA, onde as autoridades pretendem agora que a empresa se separe da divisão do Chrome, colocando o navegador como uma plataforma independente.
No final, a Google encontra-se a verificar uma forte pressão por parte das autoridades em vários países sobre as suas práticas competitivas e de mercado, algo que pode vir a agravar-se ainda mais durante os próximos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!