1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Smartphone com hacker

 

As autoridades levaram a cabo uma operação para encerrar as atividades de uma plataforma de mensagens segura, bastante usada por criminosos na dark web. Apelidada de MATRIX, esta plataforma foi agora apreendida pelas autoridades numa operação conhecida como “Passionflower”.

 

A rede MATRIX era conhecida por ser usada para comunicações seguras e encriptadas com foco em crimes pela dark web. Não se deve confundir esta rede com o protocolo sobre o mesmo nome, que também é usado para a comunicação segura e descentralizada, que ainda se encontra ativo e não é afetado por estas ações.

 

A operação foi coordenada pela Europol e Interpol em vários países, com o objetivo de identificar os sistemas usados pela rede, bem como os seus administradores.

De acordo com o comunicado das autoridades, estas terão conseguido acesso à rede através de um smartphone apreendido de um suspeito de tentar assassinar o jornalista Peter R. de Vries, em Julho de 2021.

 

Segundo as autoridades, estas terão conseguido obter acesso a mais de 2.3 milhões de mensagens que foram enviadas por esta rede e app dedicada, em 33 idiomas diferentes, mas os detalhes de como as mensagens foram obtidas não foi revelado. Esta rede baseava-se numa app focada para a comunicação segura entre grupos, e era bastante usada para cenários de crimes e vendas ilegais em mercados da dark web.

 

As autoridades irão agora usar as mensagens recolhidas pela rede para identificar outros suspeitos de diferentes investigações, e potencialmente levar a mais detenções em outros casos.

 

A rede era bastante restrita, sendo que contava com 40 servidores espalhados pela Europa, com mais de 8000 utilizadores registados para as conversas, e que pagavam entre 1350 e 1700 dólares para obterem um dispositivo Pixel modificado, que era usado para aceder à mesma. Este era um serviço de subscrição, onde quem pagava obtinha acesso durante seis meses à plataforma – considerada bastante exclusiva para cenários de crimes digitais.

 

As autoridades confirmaram ainda a detenção de um homem na Lituânia, que seria responsável pela rede, juntamente com vários associados espalhados por vários países europeus. O site usado pela plataforma apresenta agora uma mensagem das autoridades, a indicar que os sistemas e conteúdos serão agora analisados para futuras investigações.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech