A X continua a apostar nas suas ferramentas de Inteligência Artificial, e recentemente, a plataforma de Elon Musk confirmou que vai adicionar a capacidade de criar imagens usando IA no seu portefólio.
Durante algumas horas, os utilizadores com acesso ao Grok tiveram também acesso à ferramenta Aurora, que permitia criar imagens a partir de excertos de texto. Os utilizadores podiam usar a Aurora para criarem rapidamente imagens, no que parece ter sido uma experiência por tempo limitado – já que a função foi removida apenas algumas horas depois de ter surgido.
Segundo várias fontes, o Aurora tinha foco na criação de imagens foto realistas, diretamente da interface da X. No entanto, ao contrário de outras ferramentas similares, o Aurora não parecia aplicar filtros sobre os conteúdos criados, permitindo imagens de personagens com direitos de autor – como personagens da Disney e da Nintendo – ou até caras de atores famosos.
No entanto, ainda aplicava filtros em conteúdos considerados como abusivos de adulto, com cenas explícitas, embora permitisse criar imagens gráficas – num dos exemplos, foi possível criar imagens de Donald Trump ensanguentado.
Alguns funcionários da X também confirmaram a existência da Aurora, embora não tenham sido revelados detalhes de como o sistema foi treinado, ou se usa modelos de plataformas externas para a criação das imagens finais. No entanto, o modelo aparenta encontrar-se ainda em ativo desenvolvimento, portanto podem vir a ser feitos ajustes antes da versão final ficar oficialmente disponível.
O anúncio do Aurora chega depois da X ter começado a disponibilizar o Grok gratuitamente para os utilizadores da X, com alguns limites. Anteriormente a plataforma estava disponível apenas para utilizadores dos planos pagos da X. A versão gratuita permite enviar até dez mensagens a cada duas horas, e criar até três imagens por dia.
Por agora, embora o Aurora tenha sido, de certa forma, confirmado, o mesmo deixou de se encontrar disponível, possivelmente porque ainda necessita de algumas atualizações e melhorias antes de voltar a ficar acessível para todos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!