Nos últimos meses os EUA têm vindo a apertar as regras relativamente a plataformas de conteúdos para adultos, e o PornHub é uma das principais afetadas. Em causa encontram-se as novas regras para a validação de idade no acesso ao portal, que em certos casos, obrigam a plataforma de conteúdos para adulto a ter de bloquear o acesso em determinados estados.
Desde meados de 2023 que vários estados nos EUA, como o Utah, Texas, Carolina do Norte e Montana, obrigam os utilizadores a terem de validar a sua idade antes de acederem a estes portais de conteúdos para adulto, através de um sistema de validação dos documentos de identificação.
Embora esta prática não seja inteiramente nova, com o começo de 2025 existe mais um estado que passa a aplicar as novas medidas. A partir de agora, todos os residentes no estado da Florida necessitam de validar a sua idade antes de acederem a estes sites. No caso do PornHub, no entanto, a plataforma decidiu bloquear inteiramente o acesso.
Os utilizadores que tentem aceder ao site nesta localização devem verificar uma mensagem da plataforma, explicando a situação e o que pode ser feito. De notar que o PornHub considera que a medida de verificação de idade aplicada viola os direitos e privacidade dos utilizadores, tendo em conta que obriga os mesmos a fornecer dados sensíveis.
De notar que este problema apenas parece ser respeitante ao PornHub, que não pretende aplicar o sistema de verificação da idade. Outros sites com conteúdos similares encontram-se a seguir a lei, e a aplicar os seus próprios sistemas de verificação.
Pouco depois da medida ter sido aplicada, algumas fontes indicam que as pesquisas por plataformas de VPN aumentaram ligeiramente na Florida, indicando que os utilizadores parecem estar cientes das limitações, e encontram-se a procurar alternativas para continuarem a aceder aos conteúdos. Em parte, a procura pelas VPNs não será inteiramente apenas para aceder aos conteúdos em si, mas também para evitar que sejam partilhados dados pessoais com os sites – algo que é também o ponto das críticas do PornHub a este sistema de verificação da idade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!