Uma das grandes novidades das mais recentes versões do Android 15, para dispositivos Pixel, encontra-se na capacidade de limitar o carregamento dos dispositivos a 80%. A ideia será usar esta função para melhorar a vida útil da bateria.
Teoricamente, as baterias possuem uma vida limitada, que terá como base o ciclo de carregamentos realizados. Alguns estudos apontam que, ao limitar o carregamento da bateria a 70 ou 80% da sua capacidade total pode aumentar consideravelmente a vida útil da mesma a longo prazo.
A pensar nisso, a Google adicionou uma nova funcionalidade para certos dispositivos Pixel com o Android 15, permitindo limitar o carregamento a 80%. Isto reduz o stress nas células internas da bateria, aumentando a sua longevidade.
Alguns fabricantes integram esta tecnologia nos seus dispositivos faz anos, mas apenas agora começou a chegar aos dispositivos da Google via a atualização do software. No entanto, existem alguns pontos a ter em conta.
Ao que parece, a função não funciona corretamente quando o dispositivo se encontra desligado. Segundo o portal 9to5Google, a limitação do carregamento a 80% apenas parece funcionar corretamente quando o sistema se encontra ligado – doutra forma, a limitação não ocorre e este carrega na normalidade até aos 100%.
Felizmente, este problema não é algo que afete um elevado número de utilizadores, tendo em conta que a grande maioria opta por manter os seus dispositivos ligados durante o carregamento. Mas é algo certamente a ter em conta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!