Recentemente um Tesla Cybertruck foi usado para servir de explosão, próximo do Hotel Trump nos EUA. A investigação do incidente revelou que a explosão foi planeada pelo ex-militar Sgt. Matthew Livelsberger.
De acordo com as autoridades, Livelsberger terá alugado o Cybertruck no Colorado, e viajou até Las Vegas no dia 31 de Dezembro de 2024. No dia 1 de Janeiro, este dirigiu o mesmo para a entrada do Trump International Hotel, com o mesmo cheio de materiais explosivos, e explodiu o mesmo – tendo colocado o termo à sua vida no processo.
Agora, a investigação revela mais detalhes de como o ataque foi realizado. Segundo as autoridades de Las Vegas, Livelsberger terá usado o ChatGPT para obter informações para realizar e planear o mesmo, tendo usado a plataforma para obter detalhes sobre os materiais a combinar, os locais onde comprar os mesmos e outros detalhes que permitiram levar a cabo o incidente.
Pouco depois da revelação que o ChatGPT poderia estar envolvido, a OpenAI veio confirmar que se encontra a trabalhar com as autoridades. A mesma sublinha ainda que toda a informação obtida estaria publicamente disponível na internet, e que o ChatGPT alertou o utilizador contra o uso violento e atividades ilegais.
Por agora ainda se desconhecem detalhes concretos de como o ChatGPT terá respondido aos pedidos de Livelsberger, mas acredita-se que o mesmo terá sido usado para ajudar a misturar os ingredientes necessários para criar os explosivos caseiros.
O ChatGPT conta com vários filtros focados em prevenir que informação potencialmente maliciosa possa ser divulgada, mas neste caso a informação recolhida não terá sido considerada como tal, tendo em conta que seria bastante dispersa e alargada para se perceber a forma como iria ser usada.
Seja como for, a OpenAI afirma que irá trabalhar com as autoridades para investigar a situação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!