A Apple já terá começado a produção do seu chip M5, que vai encontrar-se nos futuros produtos da empresa. E se os rumores estiverem certos, esperam-se novidades até ao final deste ano.
Segundo o analista Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple já se encontra avançada na produção do processador M5, e ode vir a lançar o mesmo nos futuros MacBook Pro, a serem lançados este ano. Os detalhes sobre os novos modelos ainda não são conhecidos, mas espera-se que venham a ser lançados mais perto do final do ano – portanto ainda falta algum tempo e todas as ideias sobre os modelos ainda podem sofrer alterações.
Segundo Gurman, o novo modelo não deve trazer grandes mudanças a nível do design ou funcionalidades, mantendo o que se conhece da geração anterior. No entanto, deve contar com algumas melhorias na parte do hardware, com o destaque para o uso do novo processador M5.
Ao mesmo tempo, a Apple deve ainda revelar os novos Mac Mini e iMac com o chip M5 na mesma altura, atualizando assim todas as suas linhas de produtos para usarem a mais recente geração do processador.
A única que fica de fora será a linha do iPad Pro, que apenas deve receber o novo processador para 2026. Isto deve-se sobretudo ao formato de produção ligeiramente diferente do que se encontra na restante linha. Existem ainda rumores de que a Apple também pode usar o novo processador com a segunda geração do Apple Vision Pro, mas por agora ainda nada se encontra certo – tendo em conta que ainda falta algum tempo até que algo concreto venha a ser revelado oficialmente.
O M5 deve contar com uma nova arquitetura de 3 nm desenvolvida pela TSMC, que deverá oferecer ainda mais eficiência energética. Deve ainda contar com melhorias na Neural Engine, para tarefas de IA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!