Existem cada vez mais empresas que estão a focar-se em desenvolver novas tecnologias para a Inteligência Artificial. A Meta é certamente uma delas, e ao que parece, esta encontra-se agora a tentar ser mais “independente”.
De acordo com alguns rumores, a Meta encontra-se a trabalhar num novo chip focado para uso em tecnologias de IA, que pretende ser uma alternativa aos atualmente existentes da Nvidia – e que são usados pela empresa para o treino dos seus modelos de IA.
Embora os rumores ainda não sejam claros, o novo chip encontra-se em desenvolvimento pela TSMC, e pretende ser um modelo dedicado para uso da Meta, reduzindo a dependência da mesma do hardware de terceiros – neste caso da Nvidia.
Ao mesmo tempo, esta medida vai dentro dos planos da Meta, que faz algum tempo tem vindo a tentar reduzir a sua dependência de outras entidades – e com os avanços feitos na área da IA, isso aplica-se agora também no foco da empresa.
Segundo as estimativas, a Meta espera investir mais de 119 mil milhões de dólares em 2025, sendo que uma grande parte deste valor engloba-se nas infraestruturas necessárias para a IA.
Por entre os primeiros planos da Meta para usar o seu chip dedicado encontra-se na criação de sistemas de algoritmos inteligentes, onde a IA possa recomendar os melhores conteúdos das suas plataformas para os utilizadores do Facebook e Instagram. Eventualmente, o mesmo será usado em outras áreas, sobretudo no treino de modelos LLM.
De notar que esta não é a primeira vez que a Meta tenta desenvolver o seu próprio hardware, sendo que a empresa ainda tentou desenvolver um chip parecido no passado, mas acabaria por deixar os planos de lado e adquirir os chips diretamente da Nvidia. Portanto ainda resta saber se o novo modelo vai ter algum sucesso no final, ou se a empresa consegue realmente produzir algo que tenha a qualidade suficiente para as tarefas exigidas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!