A Google tem vindo a implementar algumas funcionalidades básicas de segurança no Android, com uma delas a ser a Play Protect. Esta funcionalidade encontra-se disponível para todos os dispositivos com acesso aos serviços da Google e à Play Store, e basicamente analisa as apps desconhecidas por potencial malware.
Embora seja uma funcionalidade de segurança, a mesma acaba por causar alguns contratempos para utilizadores que optam por instalar apps fora da Play Store. Isto porque, para novas apps instaladas, o sistema pode ser ativado e leva ao bloqueio da instalação ou ao envio da mesma para análise da Google.
Existe a capacidade de desativar o Play Protect, mas com isto perde-se também a segurança adicional que este sistema fornece. A Google parece estar atenta a este ponto, e para ajudar, a mais recente atualização dos Serviços da Google integra uma ligeira mudança no funcionamento do Play Protect.
Agora, quando os utilizadores tentem desativar o sistema, serão questionados se pretendem invés disso colocar o mesmo em “Pausa”. De acordo com o portal Android Authority, quando os utilizadores tentem desativar o Play Protect, agora será apresentada uma notificação a informar se pretendem, invés disso, colocar o mesmo em Pausa.
Isto será importante, pois com a colocação em pausa, o serviço é temporariamente desativado, mas volta a ser ativado automaticamente no dia seguinte. Em contrapartida, a desativação por completo para o mesmo – e nem sempre os utilizadores o voltam a ativar posteriormente, deixando em aberto a possibilidade de instalação de malware.
A mensagem onde é dada a capacidade de colocar o sistema em pausa indica ainda que, caso seja uma fonte externa ou uma aplicação desconhecida a requerer a colocação do mesmo em Pausa, a app pode ser um “esquema”.
Esta novidade pode vir a ser bastante útil para quem instale apps de fontes externas, e certamente garante que os utilizadores permanecem protegidos de possíveis ameaças, mesmo que externas ao ecossistema da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!