Apesar de todos os contratempos na Huawei, a empresa continua empenhada em revelar novidades para o mercado. E uma das mais recentes trata-se de um novo dispositivo dobrável da marca, conhecido como Pura X.
O novo dispositivo conta com um formato certamente interessante, mas destaca-se ainda por ser um dos primeiros dispositivos da empresa a contar com o novo assistente de IA da mesma.
O Pura X tem um formato algo diferente do habitual, sendo que apresenta um design similar ao Samsung Galaxy Flip quando fechado. No entanto, os mais atentos devem reparar que a dobradiça não se encontra no topo do mesmo, mas sim na lateral. Ou seja, este dispositivo abre-se no formato de livro, com um ecrã interior de 6.3 polegadas.
A diferença encontra-se no facto do ecrã interno encontrar-se no aspect ratio de 16:10, colocando um design ligeiramente diferente do que estamos habituados a ver num dispositivo dobrável.
O ecrã é mais largo do que outros modelos no mercado. A ideia da Huawei parece ser de convergir o design de um dispositivo dobrável com o de um tablet.
O dispositivo conta com o sistema HarmonyOS Next, deixando totalmente de lado o Android, e destaca-se por ter o novo assistente de IA da Huawei, conhecido como Huawei Intelligence. Este sistema permite ao dispositivo realizar várias tarefas de IA no dia a dia. Este assistente de IA encontra-se baseado no modelo Pangu da empresa, e que foi melhorado pelas tecnologias da DeepSeek.
A Huawei confirmou ainda que se encontra a desenvolver os seus chips Ascend AI, que podem tratar de tarefas de IA em formato local, e de forma consideravelmente mais rápida do que as alternativas existentes para a empresa.
Por agora, o Pura X vai encontrar-se disponível apenas na China, com um preço que começa a rondar os 1037 dólares. Será improvável que este dispositivo venha a surgir para outros mercados, tendo em conta que a Huawei parece focar-se cada vez mais apenas ao seu mercado local.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!