A Google realizou recentemente uma experiência na sua plataforma, com o objetivo de analisar o impacto que as notícias possuem para a empresa e as suas receitas em geral. E os resultados serão certamente interessantes para analisar os futuros planos da empresa.
Segundo a Google, durante dois meses e meio, a empresa realizou uma pequena experiência com os utilizadores da pesquisa da Google, de forma a analisar o impacto das notícias na plataforma e para a empresa em geral.
Em oito mercados, e para 1% dos utilizadores da Google, a empresa removeu os resultados das pesquisas para notícias, deixando apenas os sites principais dos termos pesquisados. Este teste concluiu que as notícias nas pesquisas são praticamente irrelevantes para o negócio da empresa e para as receitas da mesma sobre a publicidade.
Este teste da Google foi realizado devido a vários países estarem a focar-se mais em leis de proteção dos direitos de autor, onde a Google tem de pagar aos criadores de notícias caso pretenda continuar a apresentar os mesmos nas suas plataformas.
O teste demonstra para a Google que existe praticamente zero impacto no facto das notícias surgirem ou não para os utilizadores. Quem pretenda aceder a esses conteúdos, ainda o pode realizar diretamente nas plataformas, mas para a Google não existe um valor direto por apresentar os conteúdos diretamente nas pesquisas.
A Google espera que, com este estudo, possa aliviar a ideia de que terá de pagar aos publicadores de notícias para continuarem a distribuir os seus conteúdos no motor de pesquisa.
Apesar disso, a Google continua a enfrentar a pressão das autoridades, que em vários países encontram-se a pressionar a empresa sobre os direitos de autor nas notícias criadas para a mesma. Estes testes, embora possam permitir à Google analisar o impacto das medidas, ao mesmo tempo também pode colocar ainda mais pressão na empresa por parte das investigações em vigor.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!