A empresa de streaming StreamElements confirmou ter sido alvo de um roubo de dados, depois de um hacker ter colocado informação à venda num fórum na dark web.
A empresa confirmou que o ataque não afetou diretamente os seus sistemas, mas sim uma plataforma de terceiros usada pela entidade para o processamento de alguns dados dos seus utilizadores.
A informação existente nestes sistemas era antiga, mas ainda assim continha dados dos utilizadores e informações potencialmente sensíveis. Na mensagem partilhada na X, a empresa afirma que deixou de trabalhar com a entidade afetada o ano passado, portanto a informação estará atualizada apenas a essa altura.
A empresa sublinhou ainda que os servidores da StreamElements não foram diretamente afetados pelo ataque, mas apesar disso, a empresa leva o roubo de dados bastante a sério, e agiu de forma imediata para garantir a segurança dos seus sistemas e conter o roubo.
A StreamElements é uma plataforma de streaming na cloud, bastante usada por criadores de conteúdos no Twitch e Youtube, fornecendo várias ferramentas para otimizar as transmissões com várias funcionalidades.
A entidade conta com parcerias junto de alguns dos maiores criadores de conteúdos na internet, e com vários eventos e entidades diferentes, que usam as suas plataformas.
O utilizador que colocou a base de dados da entidade à venda afirma ter os dados de 210.000 utilizadores da plataforma. Foram ainda publicados samples sobre os dados obtidos, que tentam validar a autenticidade dos dados e da base de dados como um todo.
A StreamElements alerta os utilizadores que os dados podem vir a ser usados para esquemas de phishing, e para ficarem atentos a possíveis usos dos mesmos em emails futuros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!