A autoridade reguladora das telecomunicações do Reino Unido, a Ofcom, confirmou ter aplicado uma multa ao OnlyFans, por falhas na plataforma em verificar a idade dos utilizadores que acediam aos conteúdos da mesma.
As autoridades aplicaram uma multa de 1.4 milhões de dólares à plataforma, sobre a alegação de que não foram aplicadas as medidas necessárias para garantir a verificação de idade nos acessos, nem forneceu os detalhes às autoridades quando necessário.
A entidade gestora do OnlyFans, a Fenix International Limited, não terá fornecido informações precisas das práticas aplicadas na plataforma para garantir a verificação de idade dos utilizadores, e qual a eficácia do seu sistema.
De relembrar que, durante o mês passado, a Ofcom tinha concluído a investigação da plataforma, sobre alegações de que a mesma não estaria a verificar a idade dos utilizadores, e que menores estariam a conseguir usar a mesma para aceder a conteúdos inapropriados.
As autoridades apontam que, embora a plataforma tivesse um sistema de verificação por selfies, e alegasse que o mesmo estava programado para identificar pessoas acima de 23 anos, o mesmo estava internamente configurado para ser aceite acima de 20 anos – elevando a taxa de erro da verificação de idade.
A plataforma ainda terá notificado a Ofcom sobre o erro no fornecimento da idade, e embora tenha elevado o valor para os 23 anos em Janeiro de 2025, voltou a reduzir o mesmo uns dias depois para 21 anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!