O CEO da Epic Games tem sido bastante vocal contra entidades que o mesmo considera estarem a aproveitar-se do mercado, e a abusar das suas posições. E recentemente, este deixou novas críticas contra a Google e Apple.
Segundo revela o portal TechCrunch, durante o evento Y Combinator, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, deixou novas farpas contra a Google e a Apple, desta vez acusando as empresas de aplicarem técnicas estilo “gangster” nos seus negócios.
O mesmo afirma que as entidades estão a adotar uma postura agressiva contra o mercado, e que tentam seguir as ordens a que são obrigadas, mas de forma maliciosa. O mesmo afirma que as duas empresas irão realizar tudo o que considerem que podem sair impunes.
É importante ter em conta que a Apple e a Google encontram-se numa guerra contra a Epic Games faz alguns anos, depois dos casos que envolveram Fortnite nas duas plataformas. A Epic Games processou as duas empresas pelas práticas realizadas nas respetivas lojas de aplicações.
Durante o evento, Sweeney deixou alguns exemplos de como as empresas aplicam as suas táticas. Por exemplo, do lado do Android, a Google aplica uma mensagem de alerta aos utilizadores quando tentam instalar a Epic Games Store, indicando que a mesma pode ser maliciosa visto ter origem em fontes desconhecidas.
Sweeney aponta estes alertas como “scare screens”, focados para criar uma sensação de medo para com os utilizadores, e levando a que os mesmos deixem de instalar a aplicação por completo com base nisso. Embora tanto o Android como o iOS da Apple – mais recentemente – tenham permitido instalar apps de fontes externas, este formato de ecrãs continua a ser feito com a base na ideia de assustar os utilizadores.
Os dados da Epic Games apontam ainda que existe uma elevada percentagem de utilizadores, entre 50 a 60%, que deixam de instalar a plataforma depois desta mensagem surgir no sistema, comprovando o facto.
Do lado da Apple, Sweeney deixa a indicação de como as taxas impostas pela empresa aos programadores, bem como as restrições, tornam praticamente impossível de grandes entidades fornecerem os seus conteúdos pela Epic Games Store.
Embora a Apple tecnicamente permita apps e lojas de terceiros no seu sistema, para utilizadores na zona europeia, os entraves que a empresa tenta aplicar levam muitos a não usar as mesmas.
Segundo Sweeney, a menos que um jogo realmente faça uma boa quantidade de dinheiro por utilizador, o que é algo bastante raro de acontecer, torna-se praticamente impossível de usar a Epic Games Store para a distribuição devido às taxas da Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!