Durante o dia de hoje, um dos maiores portais da internet foi alvo de um forte ataque. O 4chan é um dos mais conhecidos portais da internet, e também um dos mais controversos. Durante o dia de hoje, a plataforma ficou inacessível, depois de algumas fontes terem apontado que a plataforma teria sido atacada.
Embora ainda não exista uma confirmação oficial dos administradores do site, novas informações apontam agora detalhes sobre o ataque.
Ao que parece, os atacantes conseguiram obter acesso aos portais de moderação e administração da plataforma, e aceder aos dados de milhares de contas da mesma. Não apenas isso, os atacantes podem ainda ter descarregado o código fonte da plataforma.
Os ataques terão ocorrido porque os sistemas usados pelo 4chan estariam consideravelmente desatualizados, usando versões antigas de PHP e servidores consideravelmente antiquados, que possuem falhas de segurança. Estas falhas foram exploradas para permitir a manipulação das bases de dados e, consequentemente, do acesso aos dados da plataforma.
Recentemente, uma conta da X indicou ter sido descoberto que o código fonte da plataforma pode ter sido obtido, e encontra-se agora a ser livremente partilhado pela internet. Este código fonte pode permitir não apenas obter acesso a dados e informações sensíveis da plataforma, e das suas funcionalidades, mas também explorar outras falhas que podem eventualmente ser usadas para ataques.
Além disso, o código fonte pode ainda permitir que terceiros recriem a plataforma usando as mesmas ferramentas que o 4chan, bem como as suas funcionalidades. O código fonte não se encontra encriptado e aparenta encontrar-se escrito em código maioritariamente PHP bastante desatualizado.
Por agora, os detalhes do ataque ainda são desconhecidos, mas existe uma forte possibilidade que dados dos utilizadores do site tenham igualmente sido comprometidos. Juntamente com o código fonte, os atacantes disponibilizaram ainda os emails e IPs de vários moderadores e administradores da plataforma, que podem ser usados para identificar as pessoas por detrás do portal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!