A Electronic Arts (EA) encontra-se num processo de reestruturação interna que, segundo informações avançadas pela Bloomberg, poderá resultar na eliminação de 300 a 400 postos de trabalho na empresa. Uma das consequências mais significativas desta medida é o cancelamento de um novo jogo ambientado no universo Titanfall, com o nome de código R7, que estava a ser desenvolvido pela Respawn Entertainment, estúdio detido pela EA.
Foco nas prioridades estratégicas
Confrontado pela Bloomberg, Justin Higgs, porta-voz da EA, contextualizou a decisão: "Como parte do nosso foco contínuo nas nossas prioridades estratégicas a longo prazo, fizemos alterações seletivas na nossa organização que alinham as equipas de forma mais eficaz e alocam recursos ao serviço do crescimento futuro". Esta declaração sugere uma reavaliação dos projetos em curso e uma concentração nos títulos considerados mais promissores ou alinhados com a visão futura da gigante dos videojogos.
Respawn confirma cancelamentos e ajustes
A Respawn Entertainment, conhecida por êxitos como Apex Legends e Star Wars Jedi, confirmou a situação através de um comunicado publicado na rede social X. O estúdio admitiu ter cancelado dois jogos que se encontravam numa "fase inicial de incubação" – um dos quais o já mencionado R7 – e ter realizado "ajustes direcionados nas equipas" responsáveis por Apex Legends e Star Wars Jedi. "Estas decisões não são fáceis e estamos profundamente gratos a cada colega de equipa afetado", pode ler-se na publicação, reconhecendo o impacto humano da reestruturação.
Impacto direto na Respawn e realocações
Fontes como o site IGN detalham que o impacto na Respawn se traduziu no despedimento de aproximadamente 100 funcionários, afetando programadores, técnicos de controlo de qualidade (QA) e pessoal ligado à publicação. No entanto, nem todos os funcionários afetados pela reestruturação na Respawn foram dispensados. O IGN refere ainda que alguns trabalhadores foram transferidos para outros projetos dentro do ecossistema da EA, incluindo o desenvolvimento do jogo Iron Man no estúdio EA Motive, reforços para a equipa da série Battlefield, e outros projetos não especificados.
Mudanças na liderança do estúdio
A reestruturação trouxe também alterações na gestão da Respawn Entertainment. Daniel Suarez, que ocupava o cargo de Vice-Presidente Sénior de Operações, foi promovido a Diretor Geral (GM) do estúdio. Nesta nova função, Suarez reportará diretamente a Vince Zampella, cofundador da Respawn e atual CEO, que desde 2021 acumula também a supervisão geral da franquia Battlefield dentro da EA, após uma reestruturação anterior.
Esta onda de despedimentos e cancelamentos na EA e Respawn insere-se num contexto mais amplo de ajustes e cortes que têm vindo a afetar a indústria dos videojogos nos últimos tempos.
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