A Electronic Arts (EA) decidiu cancelar o seu muito aguardado jogo baseado no herói Black Panther e, como consequência direta, vai encerrar o estúdio responsável pelo seu desenvolvimento, Cliffhanger Games. Esta notícia, avançada pelo IGN, surge no âmbito de uma nova vaga de despedimentos que está a afetar a gigante dos videojogos.
O título de ação e aventura na terceira pessoa, focado no rei de Wakanda, tinha sido revelado ao público em julho de 2023, gerando considerável expectativa como um dos vários projetos da Marvel em desenvolvimento nos estúdios da EA.
Mais cortes e uma estratégia de foco
Segundo o IGN, esta ronda de despedimentos, embora aparentemente de menor dimensão que a anterior que impactou a Respawn (produtora de Titanfall e Star Wars Jedi), não se limita à Cliffhanger Games. Foram também eliminados postos de trabalho nas "equipas mobile e centrais" da editora. A justificação interna da EA para estes cortes passa por "aprimorar o foco e direcionar a energia criativa para as oportunidades de maior crescimento".
A EA está a tentar encontrar novas colocações para, pelo menos, alguns dos funcionários da Cliffhanger Games dentro de outras áreas da empresa, uma abordagem semelhante à reestruturação ocorrida na Bioware.
O que reserva o futuro para a EA?
As "oportunidades de maior crescimento" mencionadas pela EA incluem projetos já conhecidos do público:
- Um jogo do Iron Man, em desenvolvimento na EA Motive.
- O próximo título da saga Star Wars Jedi, a cargo da Respawn.
- Novas entradas em franquias chave como The Sims, Battlefield, Skate e Apex Legends.
Adicionalmente, a empresa continua a apostar na EA Sports e no desenvolvimento do próximo Mass Effect, embora o futuro da Bioware permaneça envolto em alguma incerteza após múltiplas rondas de despedimentos desde 2023.
O desinteresse crescente por licenças externas
Este cancelamento parece alinhar-se com uma mudança de estratégia da EA, tornada pública em fevereiro de 2024. Na altura, o CEO Andrew Wilson anunciou que a empresa estava a "afastar-se do desenvolvimento de futuras PI licenciadas que não acreditamos que serão bem-sucedidas na nossa indústria em mudança".
Apesar disto, a EA anunciou recentemente um novo jogo de estratégia baseado no universo Star Wars, intitulado Star Wars Zero Company, o que sugere que a porta para licenças não está totalmente fechada, mas será certamente uma exceção à regra.
Uma oportunidade desperdiçada para Wakanda?
O cancelamento do jogo do Black Panther pela EA é particularmente notório. Apesar de existir outro projeto com o personagem em desenvolvimento – Marvel 1943: Rise of Hydra, liderado por Amy Hennig, que (ainda) não foi cancelado – a decisão da EA de abandonar tão cedo um título com tanto potencial comercial é, no mínimo, curiosa. O filme Black Panther original arrecadou mais de 1,3 mil milhões de dólares em receitas de bilheteira a nível mundial, demonstrando um público vasto e interessado que, muito provavelmente, aderiria a um novo jogo protagonizado pelo seu herói favorito da Marvel.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!