A Valve anunciou, na passada segunda-feira, uma expansão significativa do seu programa "Deck Verified". A iniciativa, que certifica a compatibilidade dos jogos com a Steam Deck, passará a abranger outras consolas portáteis e dispositivos de diferentes fabricantes que utilizem o SteamOS. Este novo selo, denominado "Compatibilidade com o SteamOS", não avaliará o desempenho, mas assegurará que os jogos certificados podem ser executados sem problemas. A estreia está prevista para coincidir com o lançamento da versão do Lenovo Legion Go S equipada com o sistema operativo da Valve.
Como funcionará o novo selo?
O programa "Deck Verified" já oferece diferentes níveis de compatibilidade, indicando claramente se um jogo funciona na Steam Deck e com que fluidez. Com a gradual expansão do SteamOS a mais dispositivos portáteis, a Valve decidiu alargar este sistema, criando assim o selo de "Compatibilidade com o SteamOS".
Esta nova certificação basear-se-á no sistema já existente para a Steam Deck, mas com uma diferença crucial: não cobrirá a análise de desempenho. A Valve considera inviável testar o desempenho em todas as diferentes configurações de hardware que possam surgir com o sistema operativo. No entanto, o selo garantirá, no mínimo, que um determinado jogo pode ser reproduzido sem falhas nestes novos equipamentos.
Uma excelente notícia para os produtores de jogos é que não será necessário qualquer passo adicional para obter este novo selo. Graças à utilização da verificação de compatibilidade já existente para a Steam Deck, a certificação será atribuída automaticamente aos jogos que já foram testados e aprovados pela Valve. A empresa estima que, com esta medida, mais de 18 mil títulos estarão identificados como "Compatíveis com o SteamOS" aquando do lançamento desta funcionalidade.
Abrangência inicial e planos futuros
Um detalhe interessante partilhado no anúncio é que, oficialmente, apenas o Lenovo Legion Go S figura como o primeiro dispositivo abrangido por esta nova funcionalidade. Isto acontece mesmo que já seja possível instalar o SteamOS em outros aparelhos, como o ASUS ROG Ally ou o modelo original do Legion Go.
Esta abordagem inicial mais restrita é, provavelmente, uma estratégia da Valve para evitar problemas de incompatibilidade em máquinas com especificações muito díspares das expectáveis, como computadores montados pelos próprios utilizadores. Contudo, a gigante norte-americana afirmou que "prevê que mais dispositivos" se juntem ao Legion Go S na lista de portáteis a correrem oficialmente o SteamOS, sinalizando que há mais fabricantes a desenvolver equipamentos com o seu software.
O novo selo será apresentado diretamente nos dispositivos que corram o sistema da Valve, lado a lado com o já conhecido selo "Deck Verified". Incluirá uma descrição sobre o nível de compatibilidade e eventuais requisitos adicionais, como a necessidade de ligação à internet para jogar.
De momento, não foi divulgado um prazo exato para a implementação total desta solução, que ainda se encontra em fase de aplicação na plataforma Steam. No entanto, a Valve projeta que a sua disponibilização ao público ocorra já nas próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!