1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Google

A Google está a explorar uma alteração potencialmente marcante na sua página de pesquisa. Vários relatos de utilizadores sugerem que a gigante de Mountain View iniciou testes com um botão dedicado ao novo Modo IA, o que levanta a possibilidade de este vir a ocupar o lugar do histórico botão "Estou com sorte".

Novo Modo IA do Google já está em testes nos EUA

Através de publicações em plataformas como o X (o antigo Twitter) e o Threads, utilizadores nos Estados Unidos reportaram o aparecimento de um novo botão para o Modo IA na página principal de pesquisa do Google. Anunciada em março, esta funcionalidade expande as capacidades da "Visão Geral criada por IA" (AI Overview) através da integração do modelo Gemini 2.0. O intuito é permitir aos utilizadores a formulação de questões mais complexas, obtendo em troca respostas mais completas e detalhadas.

AI Mode na pesquisa da Google

A empresa norte-americana já tinha adiantado que a funcionalidade começaria a ser disponibilizada de forma faseada para um grupo selecionado de utilizadores nos EUA a partir do dia 1 de maio, de modo a avaliar a sua implementação. Os primeiros relatos destas experiências surgem agora, pouco mais de dez dias após o início destes testes, e trazem consigo alguns pormenores interessantes.

O clássico "Estou com sorte" com os dias contados?

Ao que tudo indica, a Google ainda está a avaliar a melhor forma de integrar o Modo IA, testando diferentes formatos e posicionamentos para o respetivo botão. Entre as variações observadas estão atalhos em forma de "pílula" localizados dentro da barra de pesquisa, com ou sem o distintivo contorno colorido da empresa, e com formatos mais quadrados ou arredondados.

Um destes ensaios, em particular, despertou a curiosidade por visar um dos pilares do motor de busca: existem indícios de que a Google poderá estar a ponderar a substituição do botão "Estou com sorte" pelo novo Modo IA. Este recurso, presente desde o lançamento do Google, serve para direcionar o utilizador diretamente para o primeiro resultado da pesquisa, acelerando assim o processo.

O "Estou com sorte": um legado de custos para a Google?

Dados de 2007, apurados pelo analista Tom Chavez com base em informações da própria Google, indicavam que o botão "Estou com sorte" era usado por menos de 1% dos utilizadores. Na altura, esta reduzida utilização traduzia-se num custo a rondar os 110 milhões de dólares anuais para a empresa em receitas de publicidade perdidas. Apesar de estes dados serem já bastante antigos, é possível que a relevância do botão tenha diminuído ainda mais, o que poderia motivar a empresa a considerar esta alteração.

É crucial notar, no entanto, que a substituição do botão é, para já, apenas um dos cenários que a Google está a testar de forma limitada com o Modo IA. Ainda assim, a ideia de que a funcionalidade venha a ser descontinuada, seja pelo Modo IA ou por outra ferramenta, parece estar a ser seriamente considerada.

Google confirma experiências e mais novidades a caminho no I/O 2025

Em declarações ao The Verge, Ashley Thompson, porta-voz da Google, confirmou os testes em curso. "Testamos frequentemente diferentes formas para as pessoas acederem aos nossos recursos úteis. Este é apenas um de vários experimentos", clarificou. Espera-se que mais informações sobre os planos da Google sejam divulgadas já na próxima semana, durante o evento Google I/O 2025.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech