A Microsoft acaba de disponibilizar a atualização cumulativa KB5058379 para as versões 22H2 e 21H2 do Windows 10. Este pacote traz consigo quatro correções e alterações significativas, incluindo uma solução para um bug persistente relacionado com o SGRMBroker.
Esta atualização, KB5058379, é de instalação obrigatória, uma vez que engloba as atualizações de segurança do Patch Tuesday de maio de 2025 da Microsoft. De salientar que estas correções abordam sete vulnerabilidades de dia zero, reforçando a segurança do sistema operativo.
Como instalar a atualização
Os utilizadores do Windows 10 podem proceder à instalação desta atualização navegando até às Definições, clicando em Windows Update e, de seguida, efetuando manualmente uma Procura de atualizações.
Contudo, dado o caráter obrigatório desta atualização, a sua instalação iniciar-se-á automaticamente assim que for verificada a existência de novas atualizações. Para maior conveniência, é possível agendar uma hora específica para o reinício do computador, de forma a concluir o processo de instalação.
Após a aplicação desta atualização, a compilação (build) do Windows 10 22H2 será atualizada para 19045.5854, enquanto a do Windows 10 21H2 passará para 19044.5854.
Para os utilizadores que preferirem, é também possível descarregar e instalar manualmente a atualização KB5058379 a partir do Catálogo do Microsoft Update.
Novidades na atualização KB5058379 do Windows 10
A atualização KB5058379 introduz quatro alterações e correções no Windows 10, com destaque para a resolução de um problema antigo que gerava mensagens de erro do System Guard Runtime Monitor Broker no Visualizador de Eventos.
As quatro alterações e correções são as seguintes:
- [Gráficos] Correção: A verificação da paravirtualização da GPU no Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2) era sensível a maiúsculas e minúsculas. Este problema podia, potencialmente, causar falhas no suporte à paravirtualização da GPU.
- [Segurança do SO] Atualizações à Lista de Bloqueio de Controladores Vulneráveis do Kernel do Windows (DriverSiPolicy.p7b). Foram adicionados à lista de bloqueio controladores com vulnerabilidades de segurança que têm sido exploradas em ataques do tipo BYOVD (Bring Your Own Vulnerable Driver).
- [System Guard Runtime Monitor Broker service (Problema conhecido)] Corrigido: O Visualizador de Eventos do Windows podia apresentar um erro relacionado com o SgrmBroker.exe em dispositivos que tivessem instalado atualizações do Windows lançadas a 14 de janeiro de 2025, ou posteriormente. Este erro podia ser encontrado em Registos do Windows > Sistema como Evento 7023, com um texto semelhante a ‘O serviço System Guard Runtime Monitor Broker terminou com o seguinte erro: %%3489660935’.
- [Apenas para 21H2 - Secure Boot Advanced Targeting (SBAT) e Linux Extensible Firmware Interface (EFI)] Esta atualização aplica melhorias ao SBAT para a deteção de sistemas Linux.
Problemas conhecidos
A Microsoft informa que existe apenas um problema conhecido, que persiste desde as atualizações de janeiro de 2025. Desde essa data, as atualizações do Windows podem falhar caso o Citrix Session Recording Agent (SRA) versão 2411 esteja instalado no dispositivo.
"Como solução alternativa, pare o serviço Session Recording Monitoring, instale a atualização de segurança da Microsoft e, em seguida, ative novamente o serviço Session Recording Monitoring," explica um boletim de suporte da Citrix.
Uma lista completa das correções pode ser consultada no boletim de suporte da KB5058379 e no boletim da atualização de pré-visualização KB5055612 do mês passado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!