Hideo Kojima, a icónica figura por detrás de sucessos como Metal Gear Solid e Death Stranding, revelou numa entrevista à Edge Magazine, reportada pelo VGC, que preparou uma pen USB repleta de ideias para jogos. Este dispositivo servirá como uma espécie de "testamento", garantindo que a sua equipa na Kojima Productions possa continuar a desenvolver novos títulos caso algo lhe aconteça.
A "pen testamento" e a reflexão sobre o legado
A ideia desta pen surgiu durante a pandemia, um período que levou Kojima a refletir sobre a sua idade e o futuro. "Até então, não me achava velho, sabes? Simplesmente não sentia a minha idade e assumia que seria capaz de criar enquanto vivesse", confessou o designer de 61 anos. Embora esta idade possa parecer jovem quando comparada a outros titãs da indústria como Shigeru Miyamoto (72) e Sid Meier (71), Kojima admite que o seu tempo para desenvolvimento ativo de jogos é limitado.
O criador japonês estima ter aproximadamente mais dez anos antes que a sua energia criativa possa começar a diminuir. A pen USB surge, assim, como uma forma de assegurar a continuidade da Kojima Productions como uma entidade criativa, mesmo após a sua reforma ou desaparecimento. "Este é um receio para mim: o que acontece à Kojima Productions depois de eu partir? Não quero que eles apenas façam a gestão da nossa propriedade intelectual existente", explicou Kojima.
Ideias "fora da caixa" para o futuro
Embora o conteúdo exato da pen permaneça um mistério, Kojima partilhou recentemente alguns conceitos de jogos que demonstram a sua contínua veia inovadora. Uma das ideias envolve a mecânica da memória, onde a personagem principal esquece gradualmente informações e habilidades importantes se o jogador fizer uma pausa demasiado longa.
Outros conceitos incluem um jogo que abrange toda uma vida e outro que envolveria a criação de vinho ou queijo em tempo real, explorando a passagem do tempo de formas invulgares.
Curiosidade em Death Stranding 2
Kojima revelou ainda um pormenor curioso sobre o desenvolvimento do muito aguardado Death Stranding 2. Ele tinha planeado uma mecânica que faria a barba de Sam, interpretado por Norman Reedus, crescer ao longo do tempo. No entanto, a ideia foi abandonada porque "Norman Reedus é uma grande estrela" e Kojima "não queria fazê-lo parecer pouco atraente". Esta decisão mostra a atenção ao detalhe e, por vezes, as considerações pragmáticas que influenciam o processo criativo do designer.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!