
Hideo Kojima, o visionário criador por trás de jogos como Death Stranding, não está impressionado com o estado atual da indústria de videojogos. Pelo contrário, considera que os títulos de grande orçamento se tornaram demasiado parecidos entre si, faltando-lhes a inovação que outrora caracterizava o setor.
Uma indústria estagnada, segundo Kojima
Numa entrevista recente com a retalhista de moda canadiana SSENSE, Kojima mostrou-se desapontado com o que viu na apresentação principal do Summer Game Fest, sentindo que todos os jogos se resumiam a enfrentar "um alien ou um monstro medieval".
"Até os visuais e os sistemas são praticamente os mesmos", afirmou Kojima. "E muita gente gosta disto, eu percebo, mas é importante introduzir algo realmente novo para o bem da indústria." O criador japonês revelou ainda que já não joga muitos títulos de grande orçamento, pois considera que o trabalho mais interessante se encontra nos jogos independentes, descrevendo as grandes produções como "seguras e aborrecidas".
Nem o seu próprio legado o entusiasma
A insatisfação de Kojima parece estender-se até ao seu próprio legado. Quando questionado sobre se iria jogar o futuro remake de Metal Gear Solid 3: Snake Eater, um dos seus jogos mais aclamados e agora a ser desenvolvido pela Konami, a resposta foi curta e acompanhada por uma gargalhada: "Não, não vou".
A falta de autenticidade e a ambição espacial
Kojima recordou uma visita a um estúdio (cujo nome não revelou) para dar conselhos sobre um novo jogo de espionagem, saindo de lá pouco impressionado. "As pessoas que fazem jogos militares provavelmente não sabem como desmontar ou disparar uma arma", explicou. "Isso é um pouco triste." Questionado se ele próprio o saberia fazer, a resposta foi afirmativa: "Sim, porque também tive essa formação e aprendi muitas maneiras de matar pessoas também."
Mas as ambições de Kojima não ficam pela Terra. O criador revelou o seu desejo de ser o primeiro a desenvolver um jogo no espaço. "Quero treinar adequadamente, aprender a fazer a acoplagem, ir à Estação Espacial Internacional e ficar lá por alguns meses", afirmou no Festival de Cinema de Sydney. "Não sou cientista, mas provavelmente poderia fazer jogos no espaço. Quero ser o primeiro."










Nenhum comentário
Seja o primeiro!