Os planos de streaming com publicidade estão a ganhar cada vez mais adeptos. De acordo com dados recentes da empresa de análise de subscrições Antenna, quase metade (46%) dos subscritores de grandes serviços como Discovery Plus, Disney Plus, Hulu, HBO Max, Netflix, Paramount Plus e Peacock nos Estados Unidos já opta por modalidades que incluem anúncios. Mais impressionante ainda, cerca de 75% de todos os utilizadores destas plataformas já experimentaram, pelo menos uma vez, um plano com publicidade.
A força motriz por detrás do crescimento no streaming
Apesar de muitos serviços de streaming oferecerem atualmente modalidades com publicidade – como o HBO Max, que lançou o seu plano de 9,99 dólares nos EUA em 2021, seguido pelos planos de 6,99 dólares da Netflix e 7,99 dólares do Disney Plus em 2022, por exemplo – a Antenna destaca no seu relatório "State of Subscriptions" referente ao segundo trimestre de 2025 que, há apenas dois anos, metade das principais plataformas analisadas nem sequer disponibilizava uma opção com anúncios. Naquela altura, apenas um terço das subscrições nos serviços que já as tinham eram para planos com publicidade.
Este cenário mudou drasticamente: segundo os dados da Antenna, 71% das novas adições líquidas de subscritores nos últimos nove trimestres foram impulsionadas precisamente por estes planos mais económicos. Curiosamente, não se verificam diferenças significativas no perfil demográfico ou na lealdade destes utilizadores em comparação com os que optam por planos sem publicidade.
Uma estratégia vantajosa para as plataformas e um íman para novos clientes
Esta tendência representa uma situação vantajosa para as empresas de streaming, que conseguem não só aumentar as suas receitas através da publicidade, mas também expandir a sua base de utilizadores ao oferecer subscrições mais acessíveis. A Antenna revela que 65% dos utilizadores que aderiram a planos com publicidade eram completamente novos no respetivo serviço de streaming. Apenas 11% destas subscrições corresponderam a utilizadores que trocaram um plano mais caro e sem anúncios por uma alternativa com publicidade.
Netflix capitaliza e prepara o futuro da publicidade no streaming
O plano com publicidade da Netflix, em particular, tem tido um sucesso notável, duplicando o número de subscritores ao longo do último ano. Este êxito está a encorajar a plataforma a experimentar novos formatos no seu modelo publicitário. Para 2026, estão previstos anúncios interativos e apresentados durante as pausas na visualização. Além disso, a Netflix tem planos para integrar anúncios gerados por inteligência artificial diretamente nos filmes e séries no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!