1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Samsung Exynos chip

 

Ao que tudo indica, a Samsung poderá estar a preparar um regresso à sua estratégia de duplo fornecedor de processadores para a sua futura gama de smartphones de topo. Recentes rumores sugerem que parte da inédita gama Galaxy S26 será equipada com processadores desenvolvidos pela própria marca, nomeadamente o Exynos 2600.

 

Estratégia de duplo processador poderá regressar com o Galaxy S26

 

Apesar de se prever que a totalidade da gama Galaxy S25 seja equipada com uma plataforma da Qualcomm, parece que a Samsung pretende retomar a sua abordagem de diversificar os processadores nos modelos da gama S.

 

De acordo com informações avançadas pelo portal sul-coreano NewsPim, a gigante tecnológica deverá comercializar versões dos Galaxy S26 e Galaxy S26 Plus com o Exynos 2600 em determinadas regiões do globo. Mercados como a China, Japão, Coreia do Sul e América do Norte deverão continuar a receber os equipamentos com processadores da Qualcomm.

 

Desta forma, teríamos no mercado duas variantes dos referidos smartphones: uma com o chip da Samsung e outra com o que se espera ser o Snapdragon 8 Elite Gen 2 (nome ainda especulativo). Contudo, segundo os mesmos rumores, o Galaxy S26 Ultra ficaria de fora desta equação, sendo comercializado globalmente apenas com a solução da Qualcomm.

 

Exynos 2600: O trunfo da Samsung com fabrico de 2nm e GPU AMD

 

As novas informações vão mais além, reforçando dados de outras fontes que indicam que o Exynos 2600 será produzido com recurso ao processo de fabrico de 2nm da Samsung. Este avanço colocaria a empresa numa posição de forte concorrência com a TSMC – atual fabricante dos processadores da Qualcomm, MediaTek e Apple – que, segundo se perspetiva, não atingirá a litografia de 2nm antes de 2026.

 

Embora os detalhes sobre este novo desenvolvimento da Samsung sejam ainda escassos, a expectativa é que a marca sul-coreana inicie a produção em massa da nova plataforma a partir do segundo semestre deste ano. Fontes da indústria sugerem que o processador contará com uma unidade de processamento gráfico (GPU) da AMD baseada na arquitetura RDNA4.

 

A corrida tecnológica: Exynos 2600 frente à concorrência

 

Ainda não é possível determinar se o novo processo de 2nm da Samsung será efetivamente superior ao novo processo de 3nm (N3P) da TSMC, mas as expectativas são elevadas. Afinal, o Exynos 2600 deverá competir diretamente com o MediaTek Dimensity 9500 e com o Snapdragon 8 Elite Gen 2, ambos previstos para utilizar o processo da TSMC e que deverão ser apresentados até ao final do presente ano.

 

Mais que uma questão de orgulho: A visão da Samsung para os Exynos

 

Segundo fontes da indústria, o sucesso da gama Exynos representa para a Samsung muito mais do que uma simples questão de prestígio. O desenvolvimento e utilização dos seus próprios processadores pode não só aumentar a margem de lucro nos seus dispositivos e melhorar a rentabilidade da sua divisão de semicondutores, mas também assegurar uma posição de liderança no mercado a longo prazo.

 

A estratégia Exynos poderá estender-se à gama Galaxy Z Flip

 

Reforçando esta aposta estratégica, o mesmo portal sul-coreano indicou que os futuros modelos da gama Z Flip também deverão integrar processadores da casa. De acordo com estas informações, o Galaxy Z Flip 7 FE poderá vir equipado com um Exynos 2400, enquanto o Galaxy Z Flip 7 contará com um Exynos 2500.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech