A Xiaomi acaba de anunciar oficialmente os próximos passos para o seu muito aguardado SUV elétrico, o YU7. O veículo começará a ser exibido de forma estática em 13 lojas da marca em Pequim já a partir de 29 de maio, seguindo-se uma expansão para 92 cidades em toda a China durante o mês de junho. A empresa esclareceu, no entanto, que estas primeiras apresentações serão realizadas "à porta fechada", o que significa que os visitantes não poderão aceder ao interior do automóvel, uma vez que algumas características permanecem em segredo para garantir uma "experiência de produto mais completa" no lançamento oficial.
Presença confirmada em salão automóvel e dimensões imponentes
Para além das exposições nas lojas, a Xiaomi confirmou a sua participação no Salão Automóvel da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA) de 2025. O evento decorrerá entre 31 de maio e 8 de junho no Centro Mundial de Exposições e Convenções de Shenzhen. A fabricante automóvel ocupará o Stand 06 no Pavilhão 6, onde exibirá toda a sua gama, incluindo a berlina SU7, o SU7 Ultra e, claro, o novo SUV YU7.
Posicionado como um SUV de grandes dimensões e acabamentos premium, o YU7 apresenta medidas generosas: 4.999 mm de comprimento, 1.996 mm de largura e 1.608 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.000 mm. Os futuros proprietários poderão escolher entre nove cores exteriores, incluindo opções como Verde Esmeralda (Jewel Green), Cinzento Titânio (Titanium Metal) e Laranja Magma (Lava Orange).
Motorização V6s Plus e três níveis de performance
No coração do YU7 encontra-se o motor elétrico proprietário da Xiaomi, o V6s Plus, que incorpora tecnologia de ímanes segmentados para otimizar a eficiência e o desempenho. Todas as três variantes – Standard, Pro e Max – estarão equipadas com este motor, embora a potência varie consoante a versão.
- Standard RWD: Acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,88 segundos, com uma potência máxima de 235 kW. A bateria LFP de 96,3 kWh promete uma autonomia de até 835 km (ciclo CLTC).
- Pro AWD: Com tração integral, reduz o tempo de aceleração para os 0-100 km/h para 4,27 segundos. A autonomia é ligeiramente inferior, fixando-se nos 770 km, devido à configuração de motor duplo.
- Max AWD: A versão de topo e mais desportiva, cumpre os 0-100 km/h em impressionantes 3,23 segundos. Debita uma potência máxima de 508 kW e está equipada com uma bateria NMC maior, de 101,7 kWh, que lhe confere uma autonomia de 760 km.
Interior tecnológico e alguns segredos por desvendar
O habitáculo do YU7 promete ser futurista, destacando-se um ecrã panorâmico "Hypervision" e um ecrã de controlo traseiro de 6,68 polegadas. O veículo virá ainda equipado de série com um sistema de assistência à condução (ADAS) alimentado por um chip Nvidia Thor e tecnologia LiDAR.
Com o lançamento oficial previsto para julho, a Xiaomi posiciona-se como uma forte concorrente no saturado mercado chinês de SUVs elétricos, mirando rivais como o Model Y da Tesla e o ES6 da Nio. A empresa tem mantido os detalhes do interior em segredo, sugerindo possíveis surpresas ligadas ao seu sistema operativo HyperOS ou a funcionalidades autónomas. Revelado a 22 de maio, o preço do YU7 e a data de início das pré-encomendas ainda não foram anunciados. O CEO da Xiaomi, Lei Jun, já veio a público desmentir rumores que apontavam para um preço base de 199.000 yuan (aproximadamente 27.500 dólares americanos, ou cerca de 25.300 euros à taxa de câmbio atual), deixando antever que o posicionamento de preço poderá ser outro.
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