A Volvo prepara-se para reforçar a sua reputação de pioneira em segurança automóvel com o lançamento de um inovador "cinto de segurança multi-adaptável". Esta nova tecnologia utiliza dados recolhidos em tempo real pelos sensores do veículo para oferecer um nível de proteção otimizado e personalizado a cada ocupante.
Apesar de os automóveis terem evoluído drasticamente, com a integração de múltiplos sensores, câmaras e computadores potentes que suportam assistentes avançados de condução e tecnologias anti-colisão, a tecnologia base dos cintos de segurança permaneceu relativamente estagnada desde que a Volvo patenteou um dos primeiros cintos de segurança modernos de três pontos no início da década de 1960. Agora, a fabricante sueca pretende colocar essa parafernália tecnológica ao serviço de um dos elementos de segurança mais cruciais.
Como funciona o cinto multi-adaptável?
Os cintos de segurança atuais utilizam limitadores de carga para controlar a força exercida sobre o corpo humano durante um embate. A Volvo explica que o seu novo sistema expande significativamente esta capacidade, aumentando os perfis de limitação de carga de três para onze e multiplicando o número de configurações possíveis. Isto permite que o cinto ajuste a sua performance de forma específica a diferentes cenários e indivíduos.
Assim, a Volvo poderá utilizar os dados dos sensores para personalizar a resposta dos cintos com base na altura, peso, forma corporal e posição do ocupante no assento. Por exemplo, um indivíduo de maior porte beneficiaria de uma configuração de carga mais elevada no cinto para ajudar a reduzir o risco de lesões na cabeça numa colisão, enquanto uma pessoa mais pequena, num acidente de menor gravidade, teria uma definição de carga inferior para diminuir o risco de fraturas nas costelas.
Inteligência a bordo para proteção individualizada
Durante uma colisão, a Volvo afirma que os sistemas de segurança dos seus veículos partilharão dados cruciais – como a direção e velocidade do impacto, bem como a postura do passageiro – com os cintos de segurança multi-adaptáveis. Esta informação permitirá ao sistema determinar com precisão a força ideal a aplicar sobre o corpo do ocupante.
Além disso, através de atualizações de software remotas ('over-the-air' ou OTA), a Volvo promete que estes cintos de segurança poderão evoluir e melhorar ao longo do tempo, recebendo novos ajustes e otimizações.
Um historial de compromisso com a segurança
Esta não é a primeira vez que a Volvo se desvia das práticas convencionais para introduzir tecnologias que sublinham o seu forte compromisso com a segurança. A empresa, por exemplo, limita a velocidade máxima de todos os seus veículos a cerca de 180 km/h (112 mph) – um valor consideravelmente abaixo dos 250 km/h (155 mph) estabelecidos por um "acordo de cavalheiros" entre a Mercedes-Benz, Audi e BMW, com o intuito de reduzir fatalidades, nomeadamente nas autoestradas alemãs (Autobahn).
Estreia no Volvo EX60
Os novos cintos de segurança multi-adaptáveis farão a sua estreia no Volvo EX60, o SUV elétrico de tamanho médio da marca, cujo lançamento está previsto para o próximo ano. Esta inovação promete redefinir os padrões de segurança passiva nos futuros modelos da Volvo.
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