1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

alerta do sistema da apple para controlos parentais para novas mensagens em números desconhecidos

 

A Apple está a preparar um conjunto significativo de atualizações focadas na segurança infantil, que prometem dar aos pais um controlo mais apertado sobre a vida digital dos seus filhos. As novidades chegarão este outono com o lançamento do iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26, visionOS 26 e tvOS 26.

 

Mais controlo sobre com quem os seus filhos falam

 

Uma das alterações mais impactantes é a nova camada de permissão para comunicações. A partir de agora, as crianças precisarão de obter aprovação parental explícita sempre que quiserem comunicar com um novo número de telemóvel. Estes pedidos de autorização surgirão diretamente na aplicação Mensagens dos pais, que poderão aprovar ou recusar o contacto com um simples toque.

 

A pensar no ecossistema de aplicações, a Apple vai também lançar o “PermissionKit”. Esta ferramenta permitirá aos programadores integrar uma funcionalidade semelhante nas suas próprias apps, possibilitando que as crianças enviem pedidos aos pais para conversar, seguir ou adicionar outros utilizadores.

 

Proteções automáticas e segurança reforçada contra nudez

 

As ferramentas de controlo parental da Apple já aplicam automaticamente diversas proteções a menores de 13 anos, como filtros de conteúdo web e restrições de aplicações. Com a nova atualização, a empresa vai estender “proteções semelhantes e apropriadas para a idade” a adolescentes entre os 13 e os 17 anos.

A ferramenta “Communication Safety” (Segurança nas Comunicações) da Apple também foi atualizada para intervir quando deteta nudez em chamadas FaceTime e para desfocar automaticamente imagens com nudez partilhadas em álbuns na aplicação Fotos.

 

Maior granularidade na App Store e privacidade de dados

 

Para ajudar os pais a fazer escolhas mais informadas, as classificações etárias da App Store serão expandidas para incluir categorias mais granulares, como 13+, 16+ e 18+.

 

Adicionalmente, a Apple vai permitir que os pais partilhem a faixa etária de uma criança com as aplicações sem nunca revelar a sua data de nascimento específica. Os programadores poderão solicitar esta informação através de uma nova API denominada “Declared Age Range API”.

 

Estas medidas surgem numa altura em que gigantes tecnológicos como a Meta, Snap e X, juntamente com uma coligação de empresas de conteúdo para adultos, têm defendido legislação que exigiria aos operadores das lojas de aplicações a verificação da idade dos seus utilizadores. A Apple tem resistido a esta abordagem, invocando preocupações com a privacidade. No entanto, estados norte-americanos como o Utah e o Texas já aprovaram leis nesse sentido.

 

A Apple já tinha antecipado algumas destas funcionalidades num comunicado de imprensa e num documento técnico publicado no início deste ano.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech