O Kia EV9, o SUV elétrico de três filas do construtor sul-coreano, está a revelar-se um sucesso estrondoso no mercado norte-americano. A procura foi tão elevada que o modelo de 2025 já esgotou em todo o país, precisamente no momento em que as primeiras unidades da versão de 2026 começam a chegar aos concessionários.
Este feito solidifica a posição da Kia no competitivo mercado de veículos elétricos, um sucesso que Sean Yoon, CEO da Kia North America, atribuiu ao lançamento bem-sucedido do seu emblemático EV9.
Um sucesso de vendas inesperado
Em 2024, a Kia vendeu mais de 22.000 unidades do EV9 nos Estados Unidos. No entanto, as vendas abrandaram drasticamente em maio, com apenas 37 unidades comercializadas. A razão para esta quebra abrupta é agora clara: simplesmente não havia mais carros para vender.
Segundo dados de inventário nacional, divulgados pelo portal CarsDirect, o modelo de 2025 esgotou mais cedo do que o previsto. Parte deste sucesso pode ser atribuído às campanhas agressivas que a Kia promoveu para o modelo em fim de vida, que incluíam um desconto direto de 10.000 dólares (cerca de 9.300 euros) ou financiamento com 0% de juros (TAEG).
Modelo de 2026 chega com melhorias e novos incentivos
Com a chegada da versão de 2026, a Kia ajustou as suas ofertas. Embora os descontos diretos sejam menos substanciais, o novo modelo traz outras vantagens. Atualmente, a marca oferece uma poupança de até 5.000 dólares (aproximadamente 4.650 euros), que combina um desconto de 4.000 dólares com um bónus de 1.000 dólares para quem já possui um veículo elétrico ou PHEV.
A grande novidade é que, com a produção de quase todas as versões do EV9 a ser agora realizada na Geórgia (EUA), o veículo qualifica-se para o crédito fiscal federal de 7.500 dólares (cerca de 7.000 euros). Somando este incentivo, os compradores norte-americanos podem, na prática, obter um desconto total de até 12.500 dólares (cerca de 11.600 euros) sobre o preço de venda, um valor superior ao da campanha anterior.
Para o ano-modelo de 2026, a Kia introduziu algumas melhorias interessantes sem aumentar o preço:
- Todos os modelos com tração integral (AWD) vêm agora equipados com o "Terrain Mode", que oferece modos de condução específicos para Neve, Lama e Areia, substituindo o anterior sistema 4WD.
- A versão Long Range, com uma autonomia melhorada de até 490 quilómetros (305 milhas), está disponível a partir de 57.900 dólares (cerca de 53.800 euros).
- O modelo base, Light Standard Range, mantém o preço de 54.900 dólares (cerca de 51.000 euros), oferecendo uma autonomia de até 370 quilómetros (230 milhas).
É importante notar que estes preços são conversões diretas e servem apenas como referência, uma vez que os valores em Portugal estarão sujeitos a impostos e taxas locais. Ainda assim, com ofertas de leasing a começar nos 399 dólares mensais nos EUA, o EV9 continua a ser considerado uma proposta muito competitiva para um SUV elétrico das suas dimensões.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!