Acabaram-se as dores de cabeça a planear publicações para manter uma certa estética no perfil. O Instagram vai finalmente introduzir uma das funcionalidades mais pedidas pelos utilizadores: a capacidade de reorganizar a grelha de publicações já existentes.
A novidade, que promete dar mais controlo criativo aos utilizadores, surge depois de anos de espera e especulação. A rede social confirmou os planos, que permitirão a todos arrumar o seu perfil da forma que mais lhes agradar, sem a rigidez da ordem cronológica.
A tão desejada edição da grelha está a chegar
A possibilidade de editar a grelha não é totalmente nova para quem segue atentamente o mundo da tecnologia. Já em 2022, o investigador de aplicações Alessandro Paluzzi descobriu uma opção interna de "editar grelha" através de engenharia inversa da aplicação. Agora, o anúncio oficial vem do próprio líder do Instagram, Adam Mosseri.
Embora ainda não exista uma data concreta para o lançamento, quando a funcionalidade estiver disponível, bastará tocar na nova opção para aceder a um ecrã onde se poderá arrastar e soltar as publicações, organizando-as na sequência desejada. Esta mudança é um passo gigante para criadores de conteúdo, marcas e utilizadores comuns que procuram ter um perfil visualmente mais curado e personalizado.
Publicar sem pressão: o fim da obrigatoriedade do feed
As boas notícias não ficam por aqui. No mesmo anúncio, Adam Mosseri revelou que a equipa do Instagram está a "explorar uma forma" de permitir que os utilizadores façam publicações nas suas contas sem que estas apareçam no feed dos seus seguidores.
O objetivo desta medida é tornar o ato de publicar menos intimidante e aliviar a pressão de ter de manter a conta ativa com conteúdo que nem sempre se quer que tenha um grande destaque. Tal como a edição da grelha, esta funcionalidade ainda não tem data de lançamento, mas insere-se no investimento da plataforma em promover a criatividade durante este ano.
Criatividade sem limites: "Trial Reels" para todos
Por fim, foi anunciado que os "Trial Reels" (ou Reels de teste) estão agora disponíveis para todos os utilizadores. Esta ferramenta permite publicar Reels que não são distribuídos para o feed dos seguidores, sendo antes recomendados a não-seguidores.
Originalmente, o propósito era dar aos criadores uma forma de experimentar novos tipos de conteúdo que poderiam não agradar à sua audiência atual. Segundo Adam Mosseri, a esperança é que os "Trial Reels" deem a "todos uma maior liberdade para explorar a sua criatividade de uma forma de baixa pressão".
Nenhum comentário
Seja o primeiro!