A Tesla acaba de lançar uma atualização para os seus topo de gama, os Model S e Model X. No entanto, quem espera uma revolução estética poderá ficar desiludido. As mudanças são subtis e focam-se, acima de tudo, em refinar a experiência de condução e a eficiência, com ajustes técnicos que não são visíveis à primeira vista.
Uma viagem mais suave e silenciosa
A aposta da Tesla passou por refinar a experiência a bordo, prometendo viagens consideravelmente mais tranquilas. A marca garante que os novos Model S e X contam com uma insonorização melhorada, reduzindo o ruído proveniente do vento e do rolamento. Este esforço é complementado por um sistema de cancelamento de ruído ativo mais eficaz.
O conforto dinâmico também foi alvo de melhorias. Graças a novos casquilhos e a um redesenho da suspensão, sobre o qual a Tesla não adiantou muitos pormenores, a promessa é de uma condução mais suave e confortável, absorvendo melhor as irregularidades da estrada.
Novidades no interior e exterior
No que toca à estética, a principal novidade é a introdução de uma nova cor para a carroçaria, o "Fost Blue", disponível para ambos os modelos. Funcionalmente, foi adicionada uma nova câmara frontal para melhorar a visibilidade em manobras.
Dentro do habitáculo, os veículos passam a contar com um sistema de iluminação ambiente dinâmico. Para o Model X, a Tesla otimizou o espaço, aumentando a área disponível para os passageiros da terceira fila e a capacidade da bagageira. Para os mais arrojados, o controverso volante "yoke" continua a ser uma opção nas variantes Plaid, com um custo de 1.000 dólares (aproximadamente 930 euros).
Autonomia reforçada à custa de um corte na velocidade
A eficiência foi um dos grandes focos desta atualização. Com novos designs de jantes, otimizados para a aerodinâmica, a autonomia de toda a gama foi aumentada. O Model S Long Range torna-se, assim, no Tesla com maior alcance, capaz de percorrer até 660 km com uma única carga. A versão Plaid do sedan também melhora, chegando agora aos 590 km.
No caso do SUV, o Model X vê a sua autonomia crescer em até 61 km face à versão anterior, enquanto a variante Plaid ganha mais 33 km, alcançando os 540 km.
Curiosamente, e apesar de um estilo exterior no Model S Plaid que a marca diz ter sido otimizado para estabilidade a alta velocidade, este modelo sofreu um corte drástico na sua velocidade de ponta. O valor desce dos impressionantes 320 km/h para uns mais modestos 239 km/h. Ainda assim, a sua capacidade de aceleração mantém-se: atinge os 96 km/h em apenas 2,5 segundos.
Quanto aos preços, foi reportado um ligeiro aumento face às versões anteriores, embora os valores exatos para o mercado português ainda não tenham sido detalhados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!