Lançado no ano passado, o Renault Symbioz já recebe a sua primeira grande atualização para 2025, reforçando a sua aposta no mercado dos SUV com motorizações eletrificadas. A principal novidade é a introdução de uma motorização E-Tech Full Hybrid mais potente, com 160 cv, que vem substituir a anterior, e a gama é ainda alargada com uma opção mild-hybrid mais acessível.
Mais potência e eficiência com o novo E-Tech Full Hybrid
A estrela desta atualização é, sem dúvida, o novo sistema E-Tech Full Hybrid 160. Esta tecnologia, que já tinha sido estreada em modelos do grupo como o Dacia Bigster, chega agora ao Symbioz para lhe dar um novo fôlego. O sistema combina um motor a gasolina que cresce de 1,6 para 1,8 litros, debitando agora 109 cv, com dois motores elétricos.
O resultado é uma potência combinada de 160 cv, um aumento de 15 cv face à versão anterior. O sistema conta ainda com uma bateria de maior capacidade, que passa de 1,2 kWh para 1,4 kWh. Segundo a Renault, esta configuração permite que o arranque seja sempre feito em modo 100% elétrico e que, em cidade, seja possível circular até 80% do tempo sem gastar uma gota de combustível.
Este ganho de performance não penaliza os consumos, bem pelo contrário. Os valores oficiais apontam para uma média de 4,3 l/100 km em ciclo WLTP e emissões de CO2 de apenas 98 g/km, o que representa uma melhoria de 0,3 l/100 km e menos 7 g/km de emissões.
Gama alargada com uma nova opção mild-hybrid
Para tornar o Symbioz mais acessível, a Renault introduz também uma nova motorização mild-hybrid de 140 cv. Esta versão utiliza o conhecido bloco de 1,3 litros e quatro cilindros, prometendo consumos de 5,8 l/100 km e emissões de 132 g/km de CO2. Estará disponível nos níveis de equipamento Evolution e Techno, posicionando-se como a porta de entrada para a gama do SUV.
Já disponível no mercado nacional
Ambas as novas motorizações para o Renault Symbioz já se encontram disponíveis para encomenda em Portugal. No que toca ao interior, tudo se mantém na mesma, com o SUV a continuar a oferecer um painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas e um ecrã central de 10,4 polegadas para o sistema de infoentretenimento.
A nova versão de topo, a E-Tech Full Hybrid 160, está disponível exclusivamente no nível de equipamento Esprit Alpine, com um preço que arranca nos 37.800 euros.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!