A espera terminou. A Samsung tornou finalmente oficial o seu mais recente processador de topo, o Exynos 2500. Este é o SoC (System-on-a-Chip) que deverá equipar futuros topo de gama da marca, com a estreia apontada para o Galaxy Z Flip 7, e chega com argumentos de peso, incluindo uma CPU de dez núcleos e, pela primeira vez, suporte para comunicação via satélite.
Um motor de dez núcleos para o futuro
Fabricado no mais avançado processo de 3 nanómetros da própria Samsung, o Exynos 2500 promete um novo patamar de eficiência e desempenho. A sua arquitetura de CPU é composta por uma impressionante configuração de 10 núcleos, distribuídos de forma a otimizar tanto tarefas de alta intensidade como o consumo energético em stand-by:
- 1 núcleo principal Cortex-X5 com uma frequência de 3,3 GHz
- 2 núcleos de alto desempenho Cortex-A725 a operar a 2,74 GHz
- 5 núcleos de desempenho Cortex-A725 a operar a 2,36 GHz
- 2 núcleos de eficiência Cortex-A520 a operar a 1,8 GHz
Em termos práticos, a Samsung garante que esta configuração se traduz num desempenho 15% superior em tarefas multi-core face ao seu antecessor.
Gráficos de nova geração e IA mais inteligente
Para os entusiastas de jogos, a grande novidade é a GPU XClipse 950. Baseada na arquitetura RDNA 3 da AMD, esta unidade gráfica traz suporte nativo para ray tracing acelerado por hardware, prometendo uma taxa de quadros até 28% mais fluida em jogos compatíveis.
A par dos gráficos, a inteligência artificial também recebeu um forte impulso. A nova NPU (Unidade de Processamento Neural), responsável por todas as tarefas de IA no dispositivo, é 39% mais rápida que a da geração anterior, o que deverá acelerar funcionalidades como o processamento de imagem e as capacidades do Galaxy AI.
Conectividade total: do 5G ao satélite
Uma das funcionalidades mais inovadoras do Exynos 2500 é o suporte para conectividade direta via satélite. Esta tecnologia permite o envio e receção de mensagens de texto de emergência em locais remotos, sem qualquer tipo de cobertura de rede móvel.
A acompanhar esta novidade está o modem Exynos 5400, que oferece velocidades de download em redes 5G que podem atingir os 12.1 Gbps. O pacote de conectividade fica completo com o suporte para as mais recentes tecnologias, incluindo Wi-Fi 7, Bluetooth 5.4, GNSS para localização e NFC.
Suporte para câmaras e ecrãs de topo Como seria de esperar de um chip de gama alta, o Exynos 2500 está preparado para os componentes mais avançados. O seu ISP (Processador de Sinal de Imagem) suporta sensores de câmara de até 320 megapixéis e permite a gravação de vídeo com resolução 8K a 30 frames por segundo. A GPU, por sua vez, consegue alimentar ecrãs com resolução até 4K/WQUXGA a 120 Hz, garantindo a máxima fluidez. A plataforma suporta ainda as mais rápidas memórias RAM LPDDR5X e armazenamento UFS 4.0.
Curiosamente, e segundo avança o site SamMobile, os primeiros testes de benchmark com um protótipo equipado com este chip já começaram a surgir online, validando as promessas de desempenho da Samsung.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!