A AnduinOS, uma distribuição de Linux que tem vindo a ganhar destaque nos últimos meses pela sua abordagem invulgar – facilitar a transição para o Linux ao imitar a aparência do Windows –, acaba de receber um novo conjunto de atualizações. Desenvolvida por um funcionário da Microsoft, esta distro vê agora chegar as versões 1.3.3, 1.2.6 e 1.1.6, que, embora não tragam revoluções, refinam a experiência do utilizador.
O que há de novo nas mais recentes versões?
De acordo com o anúncio no blog oficial do projeto, as alterações introduzidas são idênticas para as três linhas de versões e focam-se em melhorias de usabilidade e suporte. As novidades incluem:
A correção de um problema de acessibilidade que impedia o leitor de ecrã de ler o texto corretamente.
A adição do
librime-plugin-lua
para os utilizadores do ibus-rime, melhorando o suporte para scripts Lua, uma alteração que afeta por defeito os utilizadores da variante de chinês simplificado (zh_CN).A inclusão do
policykit-desktop-privileges
na lista de aplicações padrão. Na prática, isto permite que operações como a montagem de discos ou atualizações simples sejam executadas sem a necessidade de introduzir constantemente a palavra-passe.
Como atualizar para a nova versão
Sendo uma distribuição de Linux relativamente recente, o processo de atualização ainda não é tão direto como abrir uma loja de software e clicar num botão. Por enquanto, os utilizadores dependem de um script específico para manter o sistema em dia.
Para atualizar o seu computador, basta abrir uma janela do terminal e executar o comando do_anduinos_upgrade
. Este comando irá automaticamente levar o sistema para a versão mais recente correspondente à sua série principal, mesmo que tenha saltado atualizações anteriores.
O futuro do AnduinOS
Anduin Xue, o criador do AnduinOS, já confirmou que o objetivo é simplificar este processo no futuro, permitindo que as atualizações sejam feitas através do familiar comando sudo apt upgrade
.
Olhando mais para a frente, o roteiro do projeto continua a ser ambicioso. Foi anunciado no mês passado que a versão 1.4 do AnduinOS será baseada no Ubuntu 25.10 e tem lançamento previsto para o final de outubro. Já a versão 1.5, que chegará no final de abril de 2026, terá como base o Ubuntu 26.04 LTS. Espera-se que, com estas futuras versões, o sistema atinja uma maior maturidade, incluindo a tão desejada simplificação do processo de atualização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!