1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Amazon em fundo escuro

 

Andy Jassy, o CEO da Amazon, acredita que a crescente centralidade da Inteligência Artificial (IA) nas operações da empresa resultará inevitavelmente na redução de postos de trabalho. O gigante do retalho tem investido fundos substanciais em IA nos últimos anos para automatizar várias operações, tanto nos escritórios como nos seus vastos armazéns.

 

Numa entrevista à CNBC, Andy Jassy afirmou que, com a IA a automatizar cada vez mais tarefas, serão necessários menos funcionários para executar o mesmo volume de trabalho. Embora tenha descrito a IA como "a tecnologia mais transformadora da nossa vida", Jassy também ressalvou que esta mesma tecnologia irá levar à criação de outros tipos de empregos.

 

"Tal como acontece com todas as transformações tecnológicas, haverá menos pessoas a fazer alguns dos trabalhos que a tecnologia começa a automatizar", disse o CEO da Amazon.

 

O processo de despedimentos já começou

 

A Amazon iniciou um processo de despedimentos em 2022 como forma de aplicar correções após o período da pandemia, mas a expansão da IA colocou ainda mais funcionários em risco de perderem os seus empregos.

 

Num memorando enviado aos funcionários a 17 de junho, o CEO da Amazon escreveu que a empresa irá reduzir a sua força de trabalho corporativa nos próximos anos devido a "ganhos de eficiência resultantes do uso extensivo da IA em toda a empresa". Os dados mais recentes indicam que a Amazon já cortou aproximadamente 28.000 postos de trabalho desde 2022.

 

A aposta na robótica e em novos talentos

 

No entanto, a visão de Jassy não é inteiramente negativa. O CEO acrescentou que a Amazon irá, ao longo do tempo, contratar mais pessoas para as áreas de IA e robótica, bem como para outros setores tecnológicos.

 

Esta aposta é já visível. Uma análise às ofertas de emprego da Amazon no LinkedIn durante o último mês revela mais de 500 vagas cujo título contém a palavra "robótica", um sinal claro do foco da empresa na expansão dos seus departamentos de automação, conforme avançado pelo Business Insider.

 

O futuro do trabalho na visão da Amazon

 

Andy Jassy parece ser também um grande defensor do potencial dos agentes de IA. Ele referiu que a IA irá evitar que os funcionários realizem "trabalho repetitivo", permitindo que "cada pessoa inicie cada tarefa a partir de um ponto de partida mais avançado".

 

A ideia é que a tecnologia se encarregue das tarefas mais monótonas e mecânicas, libertando os trabalhadores humanos para se concentrarem em atividades mais estratégicas e criativas.

 

Investimento massivo em infraestrutura de IA

 

Enquanto se espera que mais funcionários percam os seus postos de trabalho, o gigante do retalho continua a investir milhares de milhões em centros de dados para IA. No mês passado, a Amazon anunciou planos para investir pelo menos 20 mil milhões de dólares (cerca de 18,6 mil milhões de euros) no estado da Pensilvânia, nos EUA, destinados a infraestrutura de Inteligência Artificial. Este contraste evidencia a profunda mudança estratégica da empresa, que aposta fortemente na automação como o pilar do seu futuro.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech