1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

EV da porsche

A Porsche revelou os seus números de vendas para a primeira metade de 2025 e, embora os resultados globais mostrem uma ligeira quebra, a aposta nos veículos elétricos está a dar frutos de forma impressionante. Os dados, avançados pelo site Electrek, pintam um quadro de transição acelerada, onde os modelos a bateria foram cruciais para manter a marca à tona.

Apesar de uma quebra geral de 6% nas vendas a nível mundial em comparação com o ano anterior, o destaque vai para a enorme fatia de modelos eletrificados. No total, 36,1% dos veículos vendidos pela Porsche em todo o mundo foram recarregáveis, um sinal claro de que os elétricos ajudaram a compensar a queda acentuada nas vendas de carros a combustão.

Os modelos puramente elétricos (BEV) superaram os híbridos plug-in (PHEV), representando 23,5% do total, enquanto os PHEV ficaram com 12,6%. Este crescimento nos elétricos é ainda mais notável quando se considera que a marca alemã tem, para já, apenas dois modelos 100% elétricos no seu portefólio: o Taycan e o novo Macan EV.

O sucesso estrondoso do Macan elétrico

A grande estrela do primeiro semestre foi, sem dúvida, o novo Macan elétrico. O SUV, que já era o modelo mais vendido da Porsche, viu as suas vendas totais crescerem 15%, um número impulsionado pelo enorme interesse na sua versão a bateria.

De forma impressionante, a versão elétrica representou quase 60% (57% para ser exato) de todas as vendas do Macan. Em números absolutos, foram vendidas 25.884 unidades do Macan elétrico, contra 19.253 unidades das versões a combustão. Parte deste sucesso na Europa deve-se ao facto de a versão com motor de combustão interna já não ser comercializada no continente, mas mesmo noutros mercados onde ambas as versões coexistem, o modelo elétrico tem demonstrado uma popularidade notável.

Por outro lado, as vendas do Taycan registaram uma descida de 6%, algo que não surpreende, dada a idade do modelo no mercado. Apesar do lançamento de novas variantes de ultra-performance, estas não costumam representar o grosso das vendas.

Desafios na China e o futuro elétrico da marca

"O Macan totalmente elétrico está a dar um contributo significativo para a nossa proporção de carros eletrificados. No geral, conseguimos manter os volumes de vendas estáveis e equilibrados entre as regiões, apesar dos contínuos desafios geopolíticos", afirmou Matthias Becker, Membro do Conselho de Vendas e Marketing da Porsche.

No entanto, a análise regional mostra alguns desafios. As vendas na China, um mercado crucial, caíram 28%, a maior quebra a nível global. Esta dificuldade sentida pelos fabricantes ocidentais na China deve-se, em grande parte, à forte concorrência interna e ao rápido crescimento da quota de mercado dos veículos elétricos de marcas locais.

Olhando para o futuro, a Porsche prepara-se para alargar a sua ofensiva elétrica. O próximo modelo a ser lançado será o Cayenne EV, que já foi visto em testes. Para mais tarde, estão previstos os muito aguardados Boxster e Cayman elétricos. A única ausência notada nos planos de eletrificação continua a ser o icónico 911. A questão fica no ar: porque espera a Porsche para eletrificar o seu melhor modelo?




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech