
O governo do Reino Unido anunciou uma parceria estratégica com a Google Cloud para modernizar os seus sistemas de TI legados, descritos como antiquados, e capacitar 100.000 funcionários públicos em competências digitais e de Inteligência Artificial até 2030. Esta medida surge como resposta a um cenário preocupante, onde 25% dos sistemas do setor público britânico funcionam com tecnologia obsoleta, um número que chega aos 70% em algumas forças policiais e serviços do NHS, o serviço nacional de saúde.
O fim dos sistemas obsoletos e vulneráveis
A dependência de contratos com décadas de existência prendeu muitos serviços públicos a servidores antigos, vulneráveis a falhas e a ciberataques. Com esta nova parceria, o governo do Reino Unido pretende abandonar estes contratos "fechados" e migrar para a tecnologia na nuvem da Google, que promete ser "segura desde a sua conceção". A mudança abrange uma vasta gama de áreas, incluindo o NHS, os municípios, a gestão de impostos, a recolha de lixo e outros serviços essenciais. A poupança potencial para o setor público está estimada em 45 mil milhões de libras, o equivalente a cerca de 53 mil milhões de euros.
Peter Kyle, o Secretário de Estado da Tecnologia do Reino Unido, deixou claro que a porta está aberta para que outras empresas de tecnologia apresentem as suas melhores ideias e propostas para ajudar a resolver os problemas tecnológicos do país.
IA e DeepMind para impulsionar a eficiência
Para além da modernização das infraestruturas, a Google DeepMind irá colaborar com especialistas técnicos do governo para ajudar a implementar novas tecnologias emergentes, como a IA, com o objetivo de aumentar a eficiência em todo o setor público. O governo britânico salienta que os benefícios não se limitarão a poupar tempo, mas também a acelerar a descoberta científica.
Os ganhos de produtividade já se fazem sentir. No mês passado, um relatório do governo indicou que a IA conseguiu poupar a cada funcionário público uma média de 26 minutos por dia, libertando-os para outras tarefas. Foi também anunciado um avanço significativo com recurso a IA para reduzir os atrasos no licenciamento urbanístico, permitindo a construção de mais habitações.
Capacitação digital e cibersegurança como prioridades
Este acordo prevê a formação de até 100.000 funcionários públicos em IA e tecnologias digitais ao longo dos próximos cinco anos, através de um novo programa de formação da Google Cloud. Esta iniciativa contribui diretamente para o objetivo do Primeiro-Ministro Starmer de tornar 1 em cada 10 funcionários públicos um especialista em tecnologia, acelerando a implementação do seu plano de mudança.
Adicionalmente, a Google Cloud irá explorar o desenvolvimento de uma plataforma única para monitorizar e responder a incidentes de cibersegurança em toda a administração pública. Ambas as partes irão também colaborar na exploração de novas tecnologias para o setor, como a computação quântica.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!