
A HMD Global, a empresa finlandesa que se tornou famosa por licenciar a marca Nokia para telemóveis e tablets na última década, anunciou que vai "reduzir" as suas operações nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a venda de dispositivos HMD e Nokia no país foi completamente interrompida.
Um adeus confirmado e uma loja encerrada
A retirada foi confirmada numa declaração partilhada por Julian Chokkattu, da Wired, no Threads. No comunicado, a empresa reconhece um "ambiente geopolítico e económico desafiador", o que parece ser uma forma diplomática de se referir às tarifas comerciais que complicam a importação de produtos.
Embora a declaração da HMD não confirme uma saída total do mercado norte-americano, o seu site oficial conta uma história diferente. A loja online da HMD já não está operacional e as páginas de produtos ou não apresentam qualquer informação de compra ou têm um botão "Onde comprar" que não funciona. Curiosamente, alguns destes modelos ainda podem ser encontrados em retalhistas como a Amazon.
Suporte garantido, futuro incerto
A HMD assegurou a Julian Chokkattu que continuará a honrar "a cobertura de garantia e o serviço para os produtos existentes", tarefas que serão geridas pelas equipas de suporte globais da empresa. Quanto aos funcionários nos EUA, a HMD não confirmou detalhes sobre possíveis despedimentos, mas afirmou estar "empenhada em apoiar os colegas dos EUA durante esta transição".
De licenciada da Nokia a marca própria
Fundada em 2016, a HMD nasceu para adquirir o negócio de feature phones da Nokia à Microsoft, que por sua vez tinha comprado a marca finlandesa em 2014. A HMD garantiu também uma licença para usar o nome Nokia em smartphones e tablets, focando-se principalmente em hardware de gama média e acessível.
No entanto, em 2023, a HMD anunciou planos para lançar produtos sob a sua própria marca. Desta nova estratégia surgiram modelos como o reparável Skyline (que se destacou por ser o único telemóvel Android com suporte para Qi2), além de parcerias curiosas como o telemóvel de concha da Barbie e o "Heineken Boring Phone". Desde então, a marca Nokia ficou relegada para os feature phones.
Nos EUA, apenas quatro smartphones da marca HMD foram lançados, sendo o último o modular HMD Fusion em setembro de 2024. Desde essa data, vários outros telemóveis da HMD foram lançados internacionalmente, mas nenhum no mercado americano.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!