1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Dispositivos da Nokia

A HMD Global, a empresa finlandesa que se tornou famosa por licenciar a marca Nokia para telemóveis e tablets na última década, anunciou que vai "reduzir" as suas operações nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a venda de dispositivos HMD e Nokia no país foi completamente interrompida.

Um adeus confirmado e uma loja encerrada

A retirada foi confirmada numa declaração partilhada por Julian Chokkattu, da Wired, no Threads. No comunicado, a empresa reconhece um "ambiente geopolítico e económico desafiador", o que parece ser uma forma diplomática de se referir às tarifas comerciais que complicam a importação de produtos.

Embora a declaração da HMD não confirme uma saída total do mercado norte-americano, o seu site oficial conta uma história diferente. A loja online da HMD já não está operacional e as páginas de produtos ou não apresentam qualquer informação de compra ou têm um botão "Onde comprar" que não funciona. Curiosamente, alguns destes modelos ainda podem ser encontrados em retalhistas como a Amazon.

Suporte garantido, futuro incerto

A HMD assegurou a Julian Chokkattu que continuará a honrar "a cobertura de garantia e o serviço para os produtos existentes", tarefas que serão geridas pelas equipas de suporte globais da empresa. Quanto aos funcionários nos EUA, a HMD não confirmou detalhes sobre possíveis despedimentos, mas afirmou estar "empenhada em apoiar os colegas dos EUA durante esta transição".

De licenciada da Nokia a marca própria

Fundada em 2016, a HMD nasceu para adquirir o negócio de feature phones da Nokia à Microsoft, que por sua vez tinha comprado a marca finlandesa em 2014. A HMD garantiu também uma licença para usar o nome Nokia em smartphones e tablets, focando-se principalmente em hardware de gama média e acessível.

No entanto, em 2023, a HMD anunciou planos para lançar produtos sob a sua própria marca. Desta nova estratégia surgiram modelos como o reparável Skyline (que se destacou por ser o único telemóvel Android com suporte para Qi2), além de parcerias curiosas como o telemóvel de concha da Barbie e o "Heineken Boring Phone". Desde então, a marca Nokia ficou relegada para os feature phones.

Nos EUA, apenas quatro smartphones da marca HMD foram lançados, sendo o último o modular HMD Fusion em setembro de 2024. Desde essa data, vários outros telemóveis da HMD foram lançados internacionalmente, mas nenhum no mercado americano.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech