1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Xbox com dinheiro de fundo em notas

O Xbox Game Pass é um serviço que, aparentemente, exige um capital tremendo para funcionar. De acordo com novas informações que surgiram online, custa à Microsoft mais de 50 milhões de dólares (um valor que ronda os 46,5 milhões de euros) para conseguir colocar apenas um jogo de alto perfil no seu popular serviço de subscrição. Embora não se saiba exatamente que jogos atingem este patamar, é de esperar que se tratem de grandes blockbusters AAA.

Desde a sua criação que muitos tentam adivinhar o montante que a Microsoft investe para manter o catálogo do serviço recheado de grandes propostas. Embora todos os jogos dos estúdios da própria Microsoft cheguem ao Game Pass no dia de lançamento, a empresa tem também adicionado grandes títulos de terceiros, como foi o caso de Expedition 33, logo na sua estreia.

A descoberta que revela os segredos do serviço

A adição de títulos de terceiros muito aguardados é uma excelente notícia para os subscritores, mas levanta sérias questões sobre a sustentabilidade da iniciativa a longo prazo. Um utilizador atento da rede social X, Timur222, reparou num detalhe bastante interessante no perfil de LinkedIn de Iain MacIntyre, um ex-Gestor Sénior de Desenvolvimento de Negócios da Microsoft.

Na sua descrição profissional, MacIntyre afirma ter “negociado mais de 500 acordos que variam de 50 mil a mais de 50 milhões de dólares, garantindo tanto sucessos independentes como títulos AAA para o Game Pass.”

O que significam estes valores para o Game Pass?

Ao que tudo indica, a Microsoft paga entre 50.000 dólares (cerca de 46.500 euros) e a impressionante verba de 50 milhões de dólares ou mais para assegurar títulos para o seu serviço. No entanto, isto não significa que o Game Pass esteja a dar prejuízo à gigante de Redmond, uma vez que o serviço é, segundo consta, lucrativo.

O que estes custos por título revelam é a dificuldade em manter o ritmo atual de aquisições no futuro. O desenvolvimento de jogos AAA é notoriamente dispendioso, um custo que tem vindo a agravar-se nos últimos anos.

A sustentabilidade do modelo pode estar em risco?

Com jogos AAA a demorarem vários anos a serem concluídos e a custarem dezenas, ou até centenas de milhões, a Microsoft terá de investir cada vez mais para conseguir colocar estes blockbusters no Game Pass no seu dia de lançamento.

Para fazer face a este desafio, a empresa poderá ter de aumentar o preço da subscrição do Game Pass – um cenário que parece provável, dado que a divisão Xbox tem de cumprir metas financeiras rigorosas – ou, em alternativa, priorizar a inclusão de jogos independentes ou de média dimensão (AA) em detrimento dos acordos AAA. Seja qual for o desfecho, uma coisa é certa: a Xbox tem um período bastante desafiante pela frente.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech