
A Netflix está a viver um período dourado, tendo reportado um crescimento impressionante nas suas receitas durante o segundo trimestre de 2025. A gigante do streaming anunciou um aumento de 16% na faturação, que atingiu os 11,079 mil milhões de dólares, com os lucros e as perspetivas futuras a acompanharem esta tendência positiva. A informação foi detalhada no seu mais recente relatório aos acionistas.
Os números que impressionam
O desempenho financeiro da empresa superou as expectativas. A margem operacional expandiu sete pontos percentuais em comparação com o ano anterior, fixando-se nos 34%. De forma ainda mais expressiva, os lucros diluídos por ação subiram 47%, alcançando os 7,19 dólares. Estes resultados robustos deram confiança à empresa para rever em alta as suas metas para o ano completo de 2025.
Otimismo para o futuro, mas com os pés na terra
Impulsionada por estes números, a Netflix elevou a sua previsão de receitas para o total do ano de 2025, esperando agora faturar entre 44,8 e 45,2 mil milhões de dólares, um aumento face à previsão anterior de 43,5 a 44,5 mil milhões. A previsão para o fluxo de caixa livre também foi aumentada de 8 para 8,5 mil milhões de dólares.
No entanto, a empresa mantém alguma cautela. Esta previsão otimista assenta não só no crescimento de utilizadores e na venda de publicidade, mas também na suposição de que o dólar americano irá enfraquecer, um fator que está fora do controlo da Netflix. Adicionalmente, prevê-se que a margem operacional seja mais baixa na segunda metade do ano devido a maiores custos com a amortização de conteúdos e marketing para um catálogo mais vasto.
A grande aposta na publicidade e os preços a subir
Um dos grandes motores deste crescimento é a sua aposta na publicidade. A empresa concluiu a implementação da sua plataforma de tecnologia de publicidade, a Netflix Ads Suite, em todos os mercados onde opera com anúncios e planeia duplicar as suas receitas publicitárias este ano. Recentemente, integrou a Demand-Side Platform (DSP) da Yahoo na sua oferta programática. Isto permite que os anunciantes comprem e giram inventário publicitário de várias editoras através de uma única interface, otimizando campanhas em tempo real com base no comportamento, localização e outros critérios, usando machine learning e dados primários.
A par desta estratégia, a Netflix tem vindo a aumentar os preços das subscrições, justificando a medida com a necessidade de reinvestir para entregar "mais valor" ao serviço. A empresa afirma que a resposta dos consumidores a estes aumentos, em termos de aquisição de novos membros e taxa de cancelamento, tem estado em linha com as suas expectativas.
O conteúdo continua a ser rei
O sucesso da plataforma continua a ser alicerçado por um catálogo de conteúdos populares. No segundo trimestre, destacaram-se várias séries e filmes de grande audiência:
Squid Game temporada 3 (122 milhões de visualizações)
Sirens (56 milhões de visualizações)
Ginny & Georgia temporada 3 (53 milhões de visualizações)
STRAW de Tyler Perry (109 milhões de visualizações)
Exterritorial (89 milhões de visualizações)
A empresa revelou ainda que os filmes e séries de língua não inglesa representaram mais de um terço de todo o visionamento na Netflix na primeira metade de 2025, demonstrando a força do seu conteúdo internacional.
O que esperar para o resto do ano?
O gigante do streaming está também bastante otimista para a segunda metade do ano. O calendário de lançamentos inclui a muito aguardada segunda temporada de Wednesday, o final de Stranger Things, o filme Happy Gilmore 2 e programação desportiva em direto, como o combate de boxe Canelo-Crawford e os jogos da NFL no dia de Natal. Com estes trunfos e uma nova página inicial desenhada para melhorar a experiência do utilizador, a Netflix espera ter mais números positivos para partilhar nos próximos trimestres.










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