
A Apple voltou a fazer jus à sua reputação de proteger ferozmente os seus segredos e, segundo o AppleInsider, avançou com uma ação judicial contra o conhecido 'leaker' Jon Prosser. Em causa estão fugas de informação relacionadas com o futuro sistema operativo da empresa, o iOS 26.
Acusações de apropriação de segredos industriais
A gigante de Cupertino acusa o criador de conteúdo de ter tido acesso a informações confidenciais, apropriando-se de segredos industriais. No processo, que deu entrada no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, a Apple alega que as revelações de Prosser têm um impacto negativo na indústria tecnológica.
Uma teia de amizades e um iPhone na origem da fuga
De acordo com os documentos judiciais, Prosser terá tido acesso a uma versão interna do sistema operativo, na altura identificada como iOS 19. No vídeo que publicou em abril, o 'leaker' utilizou renderizações próprias para proteger a sua fonte. O seu sócio, Michael Ramacciott, também é visado no processo.
A situação adensa-se com a suspeita da Apple de que a fuga possa ter origem em Ethan Lipnik, um amigo de Ramacciott que, na época, trabalhava na empresa. A acusação alega que Ramacciott se aproveitou da amizade para aceder, sem autorização, ao iPhone de Lipnik, partilhando depois os dados com Prosser através de uma videochamada.
A Apple terá sido alertada por um e-mail anónimo, que denunciava ter visto a gravação da chamada e reconhecido o apartamento de Lipnik. Consequentemente, o funcionário foi despedido por “não seguir adequadamente as políticas de proteção de software não lançado”.
Prosser nega acusações e promete batalha legal
Através da sua conta no X (o antigo Twitter), Jon Prosser já reagiu, afirmando que a versão dos factos apresentada pela Apple não corresponde à verdade. O criador de conteúdo garante ter provas documentadas para apresentar em sua defesa.
Embora seja impossível prever a duração ou o desfecho deste processo judicial, é certo que o caso deixará uma marca em todos os envolvidos.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!