
A Google parece não abrandar o ritmo no que toca à sua aposta em inteligência artificial e acaba de anunciar mais uma novidade. A gigante da pesquisa revelou uma nova série mensal, apelidada de "Gemini Drops", que tem como objetivo apresentar as atualizações e dicas mais recentes para tirar o máximo partido do seu chatbot de IA.
Para centralizar toda esta informação, a empresa criou também uma nova página dedicada, o Gemini Drops Hub. "O Gemini está em constante evolução, mas os Gemini Drops tornam mais fácil acompanhar o que está a ser lançado", pode ler-se na página.
Esta abordagem não é totalmente nova para a Google, que já adota estratégias semelhantes para outros produtos. Os "Pixel Feature Drops" são atualizações de software, normalmente trimestrais, para a linha de smartphones, smartwatches e auriculares da marca Pixel. De igual forma, os "Android Feature Drops" e os "Workspace Drops" servem para comunicar novidades para o sistema operativo e para as aplicações de produtividade como o Gmail, Docs e Sheets.
As novidades de julho que não vai querer perder
Ao que tudo indica, os Gemini Drops funcionarão mais como um resumo compilado de todas as atualizações disponibilizadas ao longo do mês, em vez de um único pacote de software. Para o mês de julho, a Google destacou um conjunto de funcionalidades novas e melhorias significativas.
Uma das mais impressionantes é a capacidade da aplicação Gemini converter fotografias em vídeos através do modelo Veo 3. Esta funcionalidade permite criar pequenos clips de vídeo de oito segundos, com som incluído.
O Gemini chegou também oficialmente aos smartwatches com sistema operativo Wear OS 4 ou superior. Isto permite aos utilizadores interagir com o assistente de IA diretamente a partir do pulso, sem necessidade de pegar no telemóvel.
Outra adição interessante são as "Scheduled Actions" (Ações Agendadas), que permitem automatizar tarefas. Imagine poder receber um resumo do seu calendário e dos e-mails por ler todas as manhãs, de forma totalmente automática.
Melhorias contínuas e a aposta na criatividade
As atualizações não se ficam por aqui. A funcionalidade Gemini Live, que permite conversas em tempo real, passa a contar com legendas para que possa acompanhar o diálogo de forma escrita. Adicionalmente, o modelo Gemini 2.5 Pro recebeu melhorias de desempenho em áreas como programação, ciência, raciocínio e outras tarefas multimodais.
Fica claro que a gigante da tecnologia está a investir fortemente para que as suas ferramentas de IA cheguem a um público cada vez mais vasto e sejam aplicadas de formas criativas. Prova disso são os recentes projetos da empresa, que ajudou a recriar um filme clássico de 1939 e lançou uma nova iniciativa para financiar curtas-metragens que explorem a relação entre a humanidade e a inteligência artificial.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!