
Os utilizadores do TikTok nos Estados Unidos vão começar em breve a ver notas de verificação de factos, fornecidas pela própria comunidade, junto a vídeos na plataforma. A aplicação está a implementar os "Footnotes", a sua versão da popular funcionalidade "Community Notes" da rede social X, conforme anunciou a empresa.
O plano para adotar esta ferramenta foi revelado em abril e, desde então, cerca de 80.000 utilizadores foram aprovados como contribuidores.
Como funcionam os "Footnotes"?
O sistema opera de forma semelhante ao do X. Os contribuidores podem adicionar uma nota a vídeos que contenham alegações falsas, conteúdo gerado por Inteligência Artificial ou que, de outra forma, necessitem de mais contexto para uma correta interpretação.
O processo exige que os contribuidores citem uma fonte credível para a informação que fornecem. Para que uma nota se torne amplamente visível, outros contribuidores precisam de a classificar como "útil". O TikTok utilizará um algoritmo de "bridging" para determinar quais as notas que alcançaram um "amplo nível de consenso" junto da comunidade.
De acordo com as capturas de ecrã partilhadas pela empresa, os "Footnotes" aparecerão de forma proeminente sob a legenda do vídeo, permitindo aos utilizadores ler a nota completa e aceder ao link da fonte original.
A moderação continua a ser uma prioridade
Apesar de o TikTok ser a mais recente grande plataforma a adotar a abordagem de verificação de factos com base na comunidade, a empresa, ao contrário da Meta, continuará a colaborar com organizações profissionais de fact-checking, incluindo nos EUA.
A empresa salienta ainda que os "Footnotes" estarão sujeitos às mesmas regras de moderação de conteúdo que o resto da plataforma, e os utilizadores poderão denunciar notas que violem essas diretrizes. No entanto, a presença de uma nota não afetará a elegibilidade de um vídeo para ser recomendado no feed "Para si".
Expansão global ainda por decidir
Por enquanto, a empresa não se compromete a lançar o sistema para além dos Estados Unidos. "Escolhemos o mercado dos EUA porque é suficientemente grande para ter um ecossistema de conteúdo que pode suportar este tipo de teste", afirmou Erica Ruzic, chefe de produto de integridade e autenticidade do TikTok, durante um evento para a imprensa. "Vamos avaliar nas próximas semanas e meses, à medida que vemos como o nosso piloto nos EUA decorre, se queremos expandir isto para mercados adicionais."
O futuro incerto do TikTok nos EUA
O teste dos "Footnotes" surge num momento em que o futuro da empresa nos Estados Unidos permanece numa espécie de limbo. O Presidente Donald Trump já adiou por três vezes uma potencial proibição desde que tomou posse em janeiro, enquanto um prometido "acordo" para criar uma entidade do TikTok de propriedade americana ainda não se concretizou.
Há um mês, Trump afirmou que um acordo poderia ser anunciado em "duas semanas". Desde então, surgiram relatos de que a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, está a trabalhar numa nova versão da aplicação, exclusiva para os EUA, na antecipação de um acordo. Representantes do TikTok recusaram-se a comentar esses relatos, que sugerem que tal aplicação poderia estrear no início de setembro.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!