1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Twitter logo app

 

Um grande problema das redes sociais atualmente encontra-se na partilha de informação falsa ou enganadora sobre os mais variados temas, algo que tem vindo a agravar-se consideravelmente nos últimos meses. Enquanto que continuam os esforços para evitar a partilha destas informações, o Twitter encontra-se agora a testar um novo sistema que vai colocar a capacidade de “fact checking” junto dos próprios utilizadores do serviço.

 

Apelidado de “Birdwatch”, o novo programa do Twitter pretende criar um sistema de verificação de factos movido por parte da comunidade, onde são os próprios utilizadores que deixam informações sobre os conteúdos que considerem ser enganadores ou falsos na plataforma.

 

O sistema pretende ser uma aposta diferente para a moderação de conteúdos, onde invés de se basear apenas no uso de sistema de verificação e empresas para tal, o Twitter pretende alargar o mesmo a todos os utilizadores da plataforma.

Com o Birdwatch, os utilizadores podem colocar diferentes notas em conteúdos que estes considerem ser “enganadores”, fornecendo mais informação para outros utilizadores e também ajudando na tarefa de moderar os conteúdos na plataforma.

 

birdwatch

 

Atualmente a funcionalidade vai encontrar-se disponível apenas para utilizadores nos EUA e sobre um pequeno conjunto de teste, no entanto o objetivo passa por expandir o sistema para mais países no futuro, tornando a plataforma “menos tóxica” para todos.

 

É importante relembrar que, ao contrário do que acontece com o Facebook, o Twitter não possui nenhum género de parcerias para a validação de dados, e na maioria das vezes essa informação é validada apenas pelos moderadores do serviço – o que pode demorar bastante tempo até realmente ser aplicado. Uma notícia falsa ou mensagem enganadora pode propagar-se durante semanas na plataforma antes de ser analisada diretamente pelos moderadores, e é aqui que a empresa pretende a ajuda dos utilizadores.

 

Existe sempre o potencial para mesmo com estes sistemas existirem casos de abuso, mas ainda assim será um método adicional para prevenir a propagação de falsas informações no Twitter, mesmo que ainda seja necessária a validação dos próprios utilizadores para tal.

Nenhum comentário.

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech