
O feed 'Para Si' do TikTok é, para muitos, uma autêntica caixa de mistérios. Mesmo os criadores mais experientes debatem-se para perceber porque é que uns vídeos se tornam virais e outros ficam pelo caminho. Esta incerteza deu origem a inúmeras teorias sobre o que o algoritmo de recomendação da plataforma realmente valoriza.
Uma ajuda para decifrar o algoritmo
Agora, a TikTok procura dar mais transparência aos criadores com uma nova funcionalidade em fase de teste. Trata-se de uma ferramenta de "verificação de conteúdo" que permite aos utilizadores saber, antes de publicarem, se os seus vídeos têm algum problema que possa impedir a sua exibição no cobiçado feed "Para Si".
A iniciativa arranca com uma versão para computador chamada "Content Check Lite", disponível no TikTok Studio. Esta ferramenta irá analisar os vídeos carregados e assinalar potenciais problemas de elegibilidade para o feed principal. A empresa revela que está também a experimentar uma versão mais completa desta funcionalidade, capaz de verificar o conteúdo "contra todas as Diretrizes da Comunidade antes de ser publicado", oferecendo feedback específico sobre as alterações necessárias para corrigir vídeos que não cumpram as regras. De momento, a funcionalidade está a ser testada por um pequeno grupo de criadores.
Mais confiança e menos vídeos de baixa qualidade
A plataforma já tinha testado uma versão semelhante desta ferramenta para os vendedores do TikTok Shop, o que, segundo a empresa, resultou numa redução de 27% nos "carregamentos de baixa qualidade". Esta aposta poderá também ajudar a aumentar a confiança dos criadores, que frequentemente especulam sobre "shadow bans" e os motivos pelos quais alguns dos seus vídeos não alcançam as visualizações esperadas.
"O nosso objetivo final é ajudar os criadores a compreender as nossas regras e garantir que saibam a melhor forma de construir essa audiência e ter um seguimento próspero no TikTok", afirmou Adam Presser, responsável de operações, confiança e segurança do TikTok, durante um evento de imprensa. "Estamos entusiasmados para aprender com este piloto e esperamos ter mais para partilhar nos próximos meses."
Mas há mais novidades a caminho
Além da verificação de conteúdo, a empresa está a introduzir outras atualizações para os criadores, incluindo:
Novos controlos para silenciar e filtrar comentários, facilitando a remoção de termos específicos em transmissões ao vivo e outras publicações.
Uma "caixa de entrada para criadores" dedicada, para simplificar a gestão de mensagens na aplicação.
"Salas de chat para criadores", que permitem que contas elegíveis criem um espaço de conversação dedicado com até 300 seguidores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!