
A Google começou a disponibilizar globalmente uma nova funcionalidade de segurança para a sua aplicação Mensagens em Android, destinada a proteger os utilizadores da receção de imagens de nudez não solicitadas. A novidade, que já tinha sido anunciada em outubro, esteve em fase de testes beta e chega agora a todos os utilizadores.
Este sistema de Avisos de Conteúdo Sensível, como é oficialmente designado, utiliza inteligência artificial no próprio dispositivo para detetar e desfocar automaticamente imagens que contenham nudez.
Como funciona a proteção
Quando um utilizador recebe uma fotografia identificada como sensível, a imagem aparecerá desfocada na conversa. A partir daí, o utilizador tem a opção de a visualizar se assim o entender, ou pode simplesmente apagá-la e até bloquear o remetente sem nunca ter de ver o conteúdo.
A proteção não se limita a quem recebe. De acordo com o site 9to5Google, quem tenta enviar ou reencaminhar uma imagem com nudez também é alertado. A aplicação exibe uma mensagem sobre os riscos associados ao envio deste tipo de conteúdo, obrigando a um passo adicional de confirmação para prosseguir com o envio.
Como ativar o novo filtro
Para que a funcionalidade opere, é necessário ter uma sessão iniciada numa Conta Google. A empresa decidiu ativar esta camada de segurança por defeito para contas de utilizadores adolescentes, enquanto para os adultos a opção vem desligada de origem.
Para ativar os Avisos de Conteúdo Sensível, siga estes passos:
Abra a aplicação Mensagens da Google e toque na sua foto de perfil no canto superior direito.
Selecione "Definições de Mensagens".
Aceda à opção "Proteção e segurança".
Escolha "Gerir avisos de conteúdo sensível" e, de seguida, ative a opção "Avisos nas Mensagens da Google".










Nenhum comentário
Seja o primeiro!