
A OpenAI está a explorar novas formas de rentabilizar o seu popular chatbot, e a inclusão de publicidade no ChatGPT é uma carta que está, de facto, na mesa. A confirmação foi dada por Nick Turley, responsável pelo ChatGPT, que, no entanto, salientou que qualquer medida nesse sentido seria implementada com extrema cautela para não prejudicar a experiência dos utilizadores.
A revelação surge numa entrevista recente ao The Verge, onde o tema da sustentabilidade financeira do serviço foi abordado.
Os elevados custos da inteligência artificial
Com o recente lançamento do GPT-5, que oferece capacidades ainda mais avançadas e respostas cada vez mais próximas do comportamento humano, os custos de manutenção e desenvolvimento da plataforma continuam a aumentar. Este cenário sugere que as receitas provenientes apenas das subscrições dos planos premium podem não ser suficientes a longo prazo.
Segundo Nick Turley, a ideia de implementar anúncios no ChatGPT ainda não está em fase de execução, mas permanece como uma possibilidade em aberto no planeamento estratégico da empresa. Atualmente, o modelo de negócio assenta principalmente nas assinaturas, que têm registado um crescimento contínuo.
As contas da OpenAI num mercado em expansão
Relatórios financeiros recentes projetam que a OpenAI poderá atingir uma faturação de 12,7 mil milhões de dólares (cerca de 11,7 mil milhões de euros) em 2025, um valor que mais do que triplica a receita de 2024. Apesar deste crescimento, os custos operacionais da empresa são bastante elevados, e as previsões apontam para que um fluxo de caixa positivo só seja alcançado a partir de 2029.
Mesmo com uma base de mais de 700 milhões de utilizadores, dos quais mais de 20 milhões são assinantes pagantes, a OpenAI encara a vasta comunidade de utilizadores gratuitos como um canal fundamental para a conversão para serviços pagos ou outras ofertas diferenciadas.
Um último recurso com alternativas em vista
Apesar de a publicidade ser uma opção, Sam Altman, CEO da OpenAI, já a classificou como um "último recurso". Embora não descarte completamente a ideia, Altman reconhece que a sua implementação poderia gerar desconforto junto dos utilizadores.
Antes de avançar para um modelo com anúncios, a empresa está a testar outras vias de monetização. Uma das alternativas em avaliação é a geração de receita através de vendas de produtos recomendados pelo ChatGPT, num sistema semelhante ao que a Google implementa com o seu serviço de compras. A expectativa é que surjam outras soluções semelhantes antes de uma decisão final sobre a introdução de publicidade na plataforma.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!