
Depois do anúncio no mês passado que apanhou os fãs de surpresa, a 1047 Games revelou que o original Splitgate não vai desaparecer. Contrariando os planos de encerramento dos servidores para focar os recursos em Splitgate 2, que regressou à sua fase beta, o estúdio encontrou uma solução para preservar o popular arena shooter: o suporte para partidas peer-to-peer (P2P).
Com esta atualização, a comunidade poderá continuar a desfrutar do jogo, assumindo diretamente a organização das partidas.
Uma nova vida com o apoio da comunidade
A transição para um modelo peer-to-peer significa que os próprios jogadores passarão a alojar as partidas nas suas máquinas e consolas. Outros utilizadores poderão juntar-se de forma simples através de um navegador de servidores integrado no jogo. Uma excelente notícia é que esta funcionalidade incluirá suporte para mapas personalizados, permitindo que os conteúdos criados pelo anfitrião da partida sejam totalmente jogáveis.
Numa declaração no seu site oficial, o estúdio justifica a decisão com o respeito pela comunidade: "Vocês investiram tempo, energia e paixão no Splitgate original, que merece ser preservado. A nossa comunidade é tudo para nós. Embora não possamos manter a infraestrutura online completa a funcionar indefinidamente, podemos garantir que o jogo em si sobrevive para quem quiser continuar a jogar."
Uma despedida recheada de conteúdo inédito
Para celebrar esta nova fase, a 1047 Games vai presentear os jogadores com uma autêntica avalanche de conteúdo, incluindo material que nunca chegou a ser lançado oficialmente. A atualização trará 13 mapas de arena em fase de desenvolvimento (WIP), incluindo alguns dos primeiros mapas que foram mostrados em Splitgate 2, e ainda um mapa Takedown inédito chamado "Simulation Juliet".
Como cereja no topo do bolo, todos os itens cosméticos serão desbloqueados para todos os jogadores. Consequentemente, o Passe de Batalha, o Centro de Recompensas, a loja e os Drops foram desativados.
A transição e o que fica para trás
A grande mudança acontecerá a 29 de agosto, data em que os servidores dedicados serão permanentemente desligados e o sistema P2P será implementado através de uma nova atualização.
No entanto, esta transição implica o fim de algumas funcionalidades que dependiam da infraestrutura online centralizada. As conquistas (achievements), as tabelas de classificação (leaderboards), as sequências de jogos (playstreaks) e o suporte anti-cheat deixarão de funcionar no jogo.










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