1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows 11

A Microsoft resolveu um problema conhecido no Windows 11 24H2 que, desde o final de julho, estava a gerar mensagens de erro falsas no sistema para vários utilizadores. O bug, embora inofensivo, causava alguma confusão e preenchia o registo de eventos do sistema com alertas desnecessários.

A falha estava a afetar os utilizadores que instalaram a atualização de pré-visualização de julho de 2025 (KB5062660) e todas as atualizações subsequentes, incluindo a de segurança de agosto. A empresa já confirmou que a solução está a ser distribuída.

Um erro inofensivo mas irritante

Há cerca de duas semanas, a Microsoft reconheceu a existência de um bug que provocava o aparecimento de uma mensagem de erro no Visualizador de Eventos sempre que o computador era reiniciado. O alerta estava relacionado com o "CertificateServicesClient (CertEnroll)" e mencionava especificamente que o 'Microsoft Pluton Cryptographic Provider' não tinha sido carregado.

Na altura, a empresa pediu aos utilizadores para simplesmente ignorarem estes eventos, garantindo que não refletiam qualquer problema ativo com os componentes do Windows 11 e que não tinham qualquer impacto no seu funcionamento. A causa, segundo a tecnológica, estava relacionada com uma funcionalidade que ainda se encontra em desenvolvimento e não foi totalmente integrada no sistema operativo.

A solução já está a caminho

Agora, a Microsoft atualizou o painel de estado do Windows para confirmar que o problema foi resolvido. A correção está a ser implementada de forma gradual através da atualização KB5064081, lançada a 29 de agosto de 2025.

Segundo informações da Microsoft, a implementação será feita progressivamente para dispositivos comerciais geridos pela empresa e para os equipamentos dos consumidores (edições Home e Pro). O processo deverá estar concluído nas próximas quatro semanas e, a partir daí, todas as futuras atualizações de segurança e outras incluirão esta correção por defeito.

Um histórico de falsos alarmes

Esta não é a primeira vez que atualizações do Windows geram alertas que, no fundo, são inofensivos. Nos últimos meses, a Microsoft já lidou com situações semelhantes que levaram a avisos incorretos sem impacto real no sistema.

Por exemplo, em junho, uma atualização de pré-visualização causou erros de configuração da Firewall do Windows. Em abril, um outro bug gerou erros inválidos de falha (0x80070643) após a instalação de atualizações do Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE) e, no mesmo mês, um outro problema acionava alertas incorretos de encriptação do BitLocker.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech