
A Microsoft resolveu um problema conhecido no Windows 11 24H2 que, desde o final de julho, estava a gerar mensagens de erro falsas no sistema para vários utilizadores. O bug, embora inofensivo, causava alguma confusão e preenchia o registo de eventos do sistema com alertas desnecessários.
A falha estava a afetar os utilizadores que instalaram a atualização de pré-visualização de julho de 2025 (KB5062660) e todas as atualizações subsequentes, incluindo a de segurança de agosto. A empresa já confirmou que a solução está a ser distribuída.
Um erro inofensivo mas irritante
Há cerca de duas semanas, a Microsoft reconheceu a existência de um bug que provocava o aparecimento de uma mensagem de erro no Visualizador de Eventos sempre que o computador era reiniciado. O alerta estava relacionado com o "CertificateServicesClient (CertEnroll)" e mencionava especificamente que o 'Microsoft Pluton Cryptographic Provider' não tinha sido carregado.
Na altura, a empresa pediu aos utilizadores para simplesmente ignorarem estes eventos, garantindo que não refletiam qualquer problema ativo com os componentes do Windows 11 e que não tinham qualquer impacto no seu funcionamento. A causa, segundo a tecnológica, estava relacionada com uma funcionalidade que ainda se encontra em desenvolvimento e não foi totalmente integrada no sistema operativo.
A solução já está a caminho
Agora, a Microsoft atualizou o painel de estado do Windows para confirmar que o problema foi resolvido. A correção está a ser implementada de forma gradual através da atualização KB5064081, lançada a 29 de agosto de 2025.
Segundo informações da Microsoft, a implementação será feita progressivamente para dispositivos comerciais geridos pela empresa e para os equipamentos dos consumidores (edições Home e Pro). O processo deverá estar concluído nas próximas quatro semanas e, a partir daí, todas as futuras atualizações de segurança e outras incluirão esta correção por defeito.
Um histórico de falsos alarmes
Esta não é a primeira vez que atualizações do Windows geram alertas que, no fundo, são inofensivos. Nos últimos meses, a Microsoft já lidou com situações semelhantes que levaram a avisos incorretos sem impacto real no sistema.
Por exemplo, em junho, uma atualização de pré-visualização causou erros de configuração da Firewall do Windows. Em abril, um outro bug gerou erros inválidos de falha (0x80070643) após a instalação de atualizações do Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE) e, no mesmo mês, um outro problema acionava alertas incorretos de encriptação do BitLocker.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!