
A Apple confirmou que uma das mais aguardadas funcionalidades do iOS, a Tradução em Tempo Real com os AirPods, não estará disponível para os utilizadores na União Europeia no seu lançamento. A empresa não adiantou um motivo oficial para esta ausência, mas tudo aponta para que as rigorosas leis de privacidade e regulação de inteligência artificial (IA) da UE estejam na origem da decisão.
Como funciona a tradução instantânea?
Apresentada durante a WWDC e destacada como uma das principais novidades dos AirPods Pro 3, esta tecnologia permite que dois utilizadores com AirPods consigam conversar em línguas diferentes, ouvindo a tradução diretamente nos auscultadores. Caso a outra pessoa não tenha os auriculares da Apple, a tradução do que é dito aparece no ecrã do iPhone, podendo ser lida ou ouvida.
Disponibilidade e restrições na Europa
A funcionalidade estará disponível a partir de 15 de setembro com o lançamento do iOS 26, mas apenas para o iPhone 15 e modelos posteriores que integrem a Apple Intelligence. Segundo a página oficial de disponibilidade de funcionalidades do iOS, a Tradução em Tempo Real "não está disponível se estiver na UE e a sua Conta Apple também tiver como país ou região um estado-membro da UE".
Esta formulação sugere que utilizadores de outras regiões, como da América do Norte, que visitem a Europa poderão continuar a usar a ferramenta. A restrição parece aplicar-se especificamente a quem tem a sua conta e localização física no espaço europeu.
Idiomas suportados
Inicialmente, a Tradução em Tempo Real vai suportar inglês, francês, alemão, português (do Brasil) e espanhol. A Apple planeia, no entanto, expandir a lista de idiomas mais tarde, ao longo de 2025, com a adição de italiano, japonês, coreano e chinês (simplificado). Resta saber se, nessa altura, a funcionalidade já terá recebido luz verde para ser lançada na União Europeia.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!